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Um sistema econômico nada mais é do que a criação de redes de oferta e demanda.

Ecommerce

Estas redes são estruturadas, a partir do Ambiente Cognitivo de plantão, que estabelece critérios de relações entre oferta e demanda.

Peguemos um caso bem concreto da Indústria da Música, como detalhei aqui

musica

Não houve uma desintermediação, mas uma reintermediação a partir da criação de uma nova Rede de Consumo nais sofisticada do que a anterior, na qual músicos puderam estar dentro de um mesmo ambiente com seus usuários, como é o caso das lojas atuais de venda.

Isso é fundamental para entender para onde estamos indo.

As atuais Redes de Consumo Analíogicas foram estruturadas para um mundo sem as Tecnologias Cognitivas que a Internet permite. As novas tecnologias possibilitam que as redes sejam refeitas, ligando pontos que antes não podiam ser ligados.

Existe duas possibilidades aí:

redes_consumo

 

  • Novas Redes de Consumo – Você ligar pontos que não existiam, colocando Plataformas Digitais Colaborativas.
  • Antigas Redes de Consumo –  Você ligar pontos que já existiam, colocando Plataformas Digitais Colaborativas

Exemplos?

  • Os aplicativos de táxi reintermediam a antiga Rede de Consumo de táxi. É uma nova Rede de Consumo Digital que atua dentro de uma antiga. Há uma Reintermediação de algo que já existia, digitalizando o processo dentro da nova Governança Digital
  • O Uber, que é um sistema de aluguel de carros particulares é diferente.  Eles criam uma NOVA Rede de Consumo ligando pontos que não estavam em contato. É uma nova Governança Digital, criando uma rede que não existia. Que não era possível ser criada sem as novas Tecnologias que temos hoje.

Ambas geram valor. Porém, a primeira altera algo que já é legislado e rompe menos com os padrões e a segunda é algo que quebra o modelo, criando um novo modelo completamente diferente.

Ambas inovam de forma diferente.

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Note que o valor gerado é a possibilidade de se estabelecer uma nova Rede de Consumo que consegue estabelecer trocas.

E aí temos outra classificação.

redes_consumo2

 

  • Analógicas – aquelas que não usam Plataformas Digitais Colaborativas como a base das trocas;
  • Digitais – aquelas que usam Plataformas Digitais Colaborativas como a base das trocas.

As cooperativas de táxi são Redes de Consumo analógicas, bem como os aplicativos são Digitais.

Uma Plataforma Digital Colaborativa tem como premissa:

  • – Estar na Internet;
  • – Permitir a colaboração de massa entre os membros da rede;
  • – Usar robôs para facilitar as trocas.

computador

Exemplo aplicativo de táxi:

  • – Estar na Internet – ok;
  • – Permitir a colaboração de massa entre os membros da rede – através da avaliação dos motoristas e passageiros;
  • – Usar robôs para facilitar as trocas, via GPS para saber quem está perto de quem.

O que gera valor hoje na sociedade da passagem de Redes de Consumo Analógicas para Digitais é:

  • – Criar Plataformas Digitais Colaborativas em redes existentes;
  • – Criar Plataformas Digitais Colaborativas em redes inexistentes.

É isso, que dizes?

 

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