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Um bate papo é uma conversa entre pessoas sem um determinado fim, em torno de assuntos. Diálogo é uma conversa entre pessoas que procura resolver um dado problema, conforme for encaminhado pode ser produtivo ou improdutivo.

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  • Existem regras para um bate papo para que aconteça de forma civilizada.
  • Porém, um diálogo exige regras ainda mais rígidas para que se torne produtivo.

Um Diálogo Eficaz exige:

  • – que as partes estejam REALMENTE interessadas em resolver um dado problema;
  • – que estejam focadas para reduzir o sofrimento deles ou de terceiros, ver mais o conceito de sofrimentologia;
  • – que as partes confiem na boa intenção do outro para resolver o dado problema;
  • – estejam abertas a discutir visões e métodos para resolvê-lo;
  • – capacidade de escuta e de expressão para apresentar e ouvir pontos de vista;
  • – queiram e possam se dedicar um tempo para a troca sobre o dado problema.

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Há duas hierarquias em um diálogo:

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  • Um diálogo será mais vertical, quando uma pessoa  tem mais experiência/eficácia/tempo em lidar pensar sobre aquele problema;
  • Um diálogo será mais horizontal, quando há um equilíbrio maior entre as pessoas em termos de experiência/eficácia/tempo em lidar pensar sobre aquela problema.

Quanto maior é o “gap” entre a experiência/eficácia sobre a experiência diante do problema, mais o início do diálogo tende à verticalização. Bem como, quanto mais diferente for a abordagem sobre o mesmo problema por pessoas distintas, mais haverá a tendência de verticalização na comunicação.

Um Diálogo Eficaz, entretanto, visa horizontalizar o conhecimento sobre o dado problema em qualquer das circunstâncias, como vemos abaixo:

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Note que ele naturalmente começa mais verticalizado e, como a troca, espera-se que vá se horizontalizando.

Note, entretanto, que quando falamos em horizontalizar não significa que haverá pensamento comuns, mas se conhecerá mais a fundo o pensamento de ambos os lados e o diálogo se torna mais fácil. E os diferentes tipos de visão e abordagem em relação ao problema ficam definidos, permitindo que os participantes possam de forma mais consciente tomar melhores decisões, com mais diversidade, a partir da troca.

No processo de verticalização para a horizontalização, precisamos, de forma prática:

  • – ajustar os conceitos para que todos possam estar seguros que estão entendendo como cada um entende as diferentes terminologias (isso se torna mais crítico em equipes multidisciplinares);
  • – criar, quando necessário, conceitos intermediários, conceitos pontes para que a comunicação possa fluir de forma mais fácil;
  • – tirar as dúvidas sobre a narrativa do outro, de tal forma a poder, com suas próprias palavras, detalhar o que o outro está dizendo.

Diria, assim, que temos as seguintes fases:

fases_dialogo

 

As fases não seguem uma regra temporal, pois no decorrer do processo há ajustes em que alguns pontos são recorrentes, mas seriam:

  • Definindo as regras – baseados no que expus mais acima para que se possa começar o debate. Se alguém não está disposto a dialogar, não se deve começar, pois a tendência de ser ineficaz ou virar um bate papo é grande;
  • Ajustando a melhor hierarquia – compreendendo o desnível entre as diferentes experiências para balizar o tempo e o melhor método para a horizontalização;
  • Alinhando conceitos – geralmente ao longo do processo quando há um problema de compreensão de conceitos diferentes;
  • Compreendendo narrativas – relevância de entender qual é a narrativa do outro para poder começar a se trabalhar com argumentos.

Por fim, eis alguns riscos e virtudes nos ambientes de Diálogo Eficaz:

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Riscos devem ser evitados e virtudes, incentivadas.

É isso, que dizes?
 

 

 

 

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