Feed on
Posts
Comments

Uma sociedade funciona da seguinte maneira, conforme vemos na figura abaixo:

circulos

  • Há um círculo de tomada de poder que decide e toma decisões;
  • Um segundo anel, que vou chamar inicialmente de periferia “A”;
  • E ou outro anel mais afastado de periferia “b”. 

Ao final de uma Era Cognitiva, onde há forte concentração de ideias, temos algo parecido com isso:

circulos2

Note que as Organizações, moldadas pela Era Cognitiva que termina concentram as decisões a despeito de toda a sociedade, tomando cada vez mais decisões com a participação me menos gente.

O desenho é proporcional ao tamanho da espécie, pois, pelos dados que tenho hoje, tivemos um salto demográfico ao mesmo tempo que tivemos uma concentração de decisões.

Isso nos leva a uma crise de representação, pois temos menos gente tomando a decisões por mais gente.

O movimento que marca uma Revolução Cognitiva nos leva a um movimento de ampliação do Centro de Decisão, que pode (apesar de não querer) se abrir, pois tem novas ferramentas para que possa de forma sustentável (custo/benefício) incorporar mais gente nas decisões.

Como vemos o movimento na figura abaixo:

circulos3

O objetivo é alargar, ao máximo, o espaço de tomada de decisões, através do novo Ambiente Cognitivo, que permite aumentar a Diversidade das Decisões em um tempo e um custo compatível.

Isso vai esbarrar em um problema sério que veremos no próximo post que é os Ambientes Cognitivos em paralelo, que convivem na mesma época e lugar.

É isso, que dizes?

One Response to “Círculos de Poder”

  1. […] Diversidade de Decisões – capacidade de se tomar decisões com mais gente, atrelada a ideia de que isso pode ser feito com menor custo e sem perda de tempo, 17/11/14, apareceu aqui; […]

Leave a Reply

WhatsApp chat