Feed on
Posts
Comments

Um Modelo Mental é a expressão viva das mudanças da plástica cerebral. Ver mais esta relação neste post.

Percebendo-usuários-aspectos-cognitivos

A plástica cerebral é moldada TAMBÉM e fortemente pelas Tecnologias Cognitivas.

Temos uma Inteligência Artificial, que se sofistica, conforme mudam e se sofisticam as tecnologias cognitivas.

Não teremos em um momento da história um único Modelo Mental, mas vários em paralelo, pois serão resultados do uso das Tecnologias pelas diferentes camadas da população no mesmo país, ou em diferentes regiões.

E teremos também uma relação de outros fatores culturais nos Modelos Mentais.

O Modelo Mental Digital brasileiro é diferente do Norueguês, com pontos de divergência e convergência.

logo_work_mapas_mentais

Há, digamos, três fases de um Modelo Mental:

  • chegada – quando a nova Tecnologia Cognitiva se massifica;
  • hegemonia – quando ele consegue se estabelecer como hegemônico;
  • ocaso – quando uma nova Tecnologia Cognitiva se massifica.

Existe, portanto, um Modelo Mental mais, digamos, competitivo a cada momento da história, que conseguirá lidar com mais facilidades com problemas complexos. O cérebro se sofistica para isso: lidar cada vez mais com os problemas complexos, que os aumentos demográficos produz.

Há dois tipos de Modelos Mentais.

  • Em expansão – que estão em processo de expansão da diversidade, quando as Tecnologias Cognitivas são descentralizadoras. Ex: alfabeto, papel impresso, Internet;
  • Em contração – que estão em processo de contração das diversidade, quando as Tecnologias Cognitivas são centralizadoras: Ex: Rádio e Televisão.

a

 

  • Quando temos uma fase na humanidade que o Modelo Mental está em contração, temos sistemáticas crises e o aumento de propostas centralizadoras de poder, como tivemos no século passado.
  • Quando temos uma fase na humanidade que o Modelo Mental está em expansão, temos, ao contrário, um período de saída das crises passadas e o aumento de propostas descentralizadoras de poder, como estamos começando a viver neste século.

Assim, podemos dizer que temos uma dupla característica dos modelos mentais. A primeira é da ordem do que permite em termos expansão/contração, como vemos na figura abaixo:

penduilos

A outra, relacionada a anterior interfere na questão da diversidade. Quanto mais centralizada for a tendência da Tecnologia Cognitiva mais perderemos em diversidade e vice-versa, como vemos na figura abaixo:

penduilos2

 

Temos várias outras variações, mas farei isso ao longo dos próximos posts.

Leave a Reply

WhatsApp chat