Feed on
Posts
Comments

Algumas mudanças que as ciência sociais terá que passar para entender o século XXI:

A CULTURA NÃO É PRODUZIDA DIRETAMENTE POR NÓS, ELA PASSA PELO NOSSO CÉREBRO (QUE É MAIS INTELIGENTE QUE NÓS!)

Slide1

A cultura é produzida pelo cérebro.

O cérebro para operar usa tecnologias.

A cultura produz seus artefatos, mas condicionada pelas Tecnologias Cognitivas, que o cérebro opera.

Assim, não é a cultura que define livremente os artefatos, ela é FORTEMENTE condicionada pelo modelo cognitivo que o cérebro opera.

E haverá uma FORTE mudança cultura em toda a sociedade ou humanidade se por acaso houver uma mudança radical nas Tecnologias Cognitivas que o cérebro opera.

 NOSSO CÉREBRO NÃO É NATURAL, MAS ARTIFICIAL

Slide2

Diferente dos outros animais que têm cérebros naturais, o nosso é um tecno-cérebro, pois precisa de tecnologias para operar, é um cérebro artificial, que aprende a usar as tecnologias da vez para operar.

Se ele fosse natural, ele seria usado, como os outros animais, sem nenhum tipo de aprendizado. Todo o aparato que é feito para o cérebro operar (se informar, informar, se comunicar, aprender, consumir, produzir, etc) é feito a partir de um “capacete cognitivo” que está transparente em torno do cérebro.

Sem ele, ele não opera.

Tudo que um bebê aprende e se acultura é baseado em Tecnologias Cognitivas, que mudam com o tempo, se sofisticam, a partir do aumento da complexidade dos problemas.

Que estão relacionados ao aumento demográfico.

Quanto mais gente, mais os problemas ficam complexos e mais o cérebro precisa de novas ferramentas para lidar com eles!

NÓS TEMOS UM TECNO-CÉREBRO

Slide3

 

Nosso cérebro não opera no vento.

A linguagem é uma tecnologia desenvolvida, bem como a escrita, os meios de comunicação de massa e o computador.

O cérebro têm uma espécie de “capacete potencializador” que o permite ir se sofisticando, conforme temos problemas mais complexos.

 O CÉREBRO NÃO PEDE PERMISSÃO AO “DONO” PARA SE MODIFICAR

 

 

 

 

A ideia de que o cérebro é 100% controlado está caindo por terra nas pesquisas recentes, começando por Freud e agora com a neurociência.

Ele se modifica, conforme vários aspectos e de forma mais radical e consistente, quando as Tecnologias Cognitivas que ele opera se modificam.

 

Slide5

Se o cérebro trabalha sozinho;
Se ele é o epicentro da produção de cultura;
Se ele é condicionado pelas Tecnologias Cognitivas de plantão.

Mudanças sociais ocorrem inicialmente quando o cérebro passa a “operar” com tecnologias mais sofisticadas. Assim, o primeiro passo para as grandes mudanças da sociedade, que marcam eras, é justamente quando se massificam novas Tecnologias Cognitivas que expandem a sua capacidade para resolver problemas mais complexos.

NÃO VIVEMOS NA ECOLOGIA, MAS NUMA SUB-ECOLOGIA, OU TECNO-ECOLOGIA

ecologia_tecno

Assim, por dentro da ecologia geral, que todos somos condicionados, nossa espécie vive em uma “sub-ecologia” que é condicionada pelo modus-operandi do nosso cérebro.

Essa “sub-ecologia” é uma Tecno-ecologia Cognitiva, que é regulada pela capacidade do nosso cérebro operar, com os códigos que temos disponíveis. 

 

 

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat