Feed on
Posts
Comments

Não é possível mais que as organizações se comuniquem com a sociedade apenas usando a escrita e a voz, através de perguntas e respostas, nos ineficientes call-centers, que não param de crescer, mas não dão conta do que se REALMENTE quer, irritando cada vez mais a sociedade.

Este artigo apresenta bem os sintomas, sem apontar suas causas mais profundas.

comunicação

Vamos destacar o seguinte ponto no subtítulo: falta de comunicação entre o povo e o governo.

O artigo fala no Brasil e isso é um erro, pois a crise da representação é mundial, vide os protestos tanto em países com a democracia mais antiga (Estados Unidos) e os que ainda nem a conquistaram (Países Árabes).

We-are-the-99-percent (1)

O problema é que a comunicação é regida por tecnologias.

Para evoluirmos, desenvolvemos a linguagem que é uma tecnologia, que precisa ser aprendida por cada bebê que nasce.

Assim, nossa sociedade sempre vai esbarrar nos limites tecnológicos para praticar a comunicação, além de tantos outros de ordem social, política e econômica. Principalmente, quando tivermos grandes picos de aumento populacional. Qualquer estudante do futuro ao olhar para nossa época vai analisar, sem grandes questionamentos, que qualquer espécie animal que salta de 1 bilhão em 1800, (quando inventamos a atual democracia)para 7 bilhões irá esbarrar em uma crise de comunicação por falta de meios para que mais gente consiga se expressar.

Não parece evidente isso?

Ou seja, muito mais gente quer falar e temos muito menos ouvidos para escutar e agir, ponderando estes desejos.

Mas como estamos no meio do furacão, intoxicados pela ciência social de baixa qualidade principalmente do último século, não conseguimos enxergar o óbvio ululante: não temos tecnologia de comunicação eficaz entre as organizações (todas elas) e a sociedade.

index

Isso não é novidade, a crise é antiga, mas vem sendo empurrada com a barriga.

A grande diferença do novo século é que, com ele, surgiram novas Tecnologias Cognitivas, a partir de 2004, que massificaram a possibilidade de muito mais gente ter o ser próprio canal. E isso é o início de uma nova era, com a qual construímos uma nova Governança da Espécie, pois temos uma nova forma de nos comunicarmos e, portanto, tomar decisões.

O que nos leva a um beco sem saída e a entrada de um túnel:

  • – fica muito mais evidente os limites do atual modelo, que entra no início de sua fase terminal, empurrados cada vez mais para o canto do ringue pela nova mídia descentralizada;
  • – e se aponta uma saída, através das experiências dos jovens em criar uma nova forma de comunicação humana: a Comunicação Algorítmica Colaborativa, que permite que mais gente possa opinar de forma barata e rápida.

Não é mais possível que as organizações se comuniquem com a sociedade apenas usando a escrita e a voz, através de perguntas e respostas, nos ineficientes call-centers, que não param de crescer, mas não dão conta do que se REALMENTE quer, irritando cada vez mais a sociedade.

comunicacao-1

A nova comunicação digital será a base para que as reformas das organizações sejam feitas, estabelecendo uma nova forma de diálogo com a sociedade, permitindo, via algoritmos que mais gente possa decidir mais coisas, apontando os primeiros passos para uma nascente República Digital e um novo Capitalismo Digital (Colaboracionismo?), baseados fortemente em Algoritmos Colaborativos.

Não é algo pronto, estamos ainda na era primitiva dessa nova etapa, mas não há saída, como não houve quando chegamos a casa do 1 bilhão de habitantes e estruturamos toda a sociedade no ambiente mais sofisticado do papel impresso, criando a republica e o capitalismo, que vieram decretar o fim de uma sociedade baseada nas gigantescas sombras do  mundo oral.

A crise é de comunicação, sem dúvida, mas  saída, mais uma vez (como sempre foi no passado) é inicialmente tecnológica. Faltam (por enquanto) líderes que entendam o momento histórico que estamos passando e queiram REALMENTE apostar na descentralização do atual poder, através do uso intenso de uma forma mais sofisticada da sociedade poder expressar seus sofrimentos. 

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat