Feed on
Posts
Comments

“A pessoa pode suportar perder tudo na vida, menos o significado” – Victor Frankl;

frankl3

A questão do significado é algo interessante, pois vivemos, no fundo, uma luta contra a baixa Taxa de Significado do mundo.

Disse aqui nesse vídeo, portanto, que a luta pelo significado é uma luta política!

cnot_7322

Toda a estrutura de poder, seja ela mais ou menos concentrada, vai defender o velho tripé da Ambição Humana: poder, dinheiro e fama.

Digamos que uma baixa taxa de significado é seguir aquilo que é hegemônico. Aquilo que nos venderam e compramos sem pensar.

Você faz algo por que simplesmente quer poder, fama e dinheiro.

E?

Ok, nada contra, mas isso tem significado para você?

Quando alguém vem com essa proposta fechada não há nada que alguém que faça Coaching Orgânico ou Mentoria Orgânica que é o meu caso, possa fazer.

Não acho que faça parte do meu trabalho significativo reproduzir o que a sociedade está aí clamando aos quatro ventos. É preciso criar o contra-ponto ao discurso hegemônico não refletido.

Há no final da atual Ditadura Cognitiva uma baixa Taxa de Subjetividade que pede um trabalho mais profundo para saber o que pode ser alterado, via um trabalho terapêutico.

Não acho que o coaching e nem a mentoria consigam lidar com isso, quando é uma questão inegociável.

hipnose-de-palco-auto-hipnose-e-hipnoterapia_MLB-O-232363403_2720

A Ambição Tóxica é, claro, um sinal dos tempos, está dentro da normalidade de uma sociedade com alta Taxa de Concentração de Poder, mas acaba por mascarar problemas mais profundos que não foram tocados.

E se vai se criar uma guinada precisam ser tocados.

Diante disso, é preciso procurar em cada um duas coisas:

  • – o que você pode fazer a diferença para aumentar a sua significação no mundo?
  • – e onde há oportunidades para isso?

Fiz um áudio no qual falo sobre isso, que temos três elementos:

  • o barco – sua capacidade;
  • o vento – as oportunidades:
  • a regata – os opositores e concorrentes.

Assim, é preciso aumentar a Taxa de Subjetividade para poder criar uma sabedoria para saber o por que e para onde (que acho que o coaching pode ajudar) e depois desenvolver que e o como (que é o papel da mentoria).

regata001

Gosto de dar um exemplo das minhas lutas por pequenos problemas no bairro em que moro. Adoto cada uma delas como se fossem uma batalha campal, persisto até resolver, pois percebo que se eu não agir, talvez ninguém o faça. É um exemplo típico de juntar: propósito certo, no lugar certo e na hora certa.

Assim, a procura de significado é justamente perceber que se você não fizer determinada coisa, talvez ninguém faça e algo ficará faltando no mundo.

É essa a procura que faz com que você mais e mais vá se engajando em um trabalho significativo, pois perceberá que se você não fizer, o buraco nunca será preenchido.

É isso, que dizes?

 

 

 

 

 

2 Responses to “O seu significado é único!”

  1. […] da Ambição Tóxica na sociedade que é a procura sem refletir por poder, fama e dinheiro – (ver mais aqui) […]

  2. Lucia disse:

    “Nós somos criaturas que buscam significados. Biologicamente, nosso sistema nervoso central está organizado de tal maneira que o cérebro automaticamente agrupa em configurações ou estímulos recebidos. O significado também proporciona um senso de competência: sentido-nos desamparados e confusos perante a eventos ao acaso, não padronizados, buscamos ordená-los e , ao fazê-lo, obtemos um senso de controle sobre eles. Ainda mais importante, o significado origina valores e, assim, um código de comportamento: por isso as respostas às perguntas iniciadas por “por que” (por que existo?) oferecem respostas às perguntas iniciadas por “como” (como existo?).” Irvin D. Yalom

Leave a Reply

WhatsApp chat