Feed on
Posts
Comments

Uma Revolução Cognitiva é marcada pela introdução de um novo Tecno-código que permite que a espécie seja mais flexível e potente, nos dando novas possibilidade de tomadas de decisão mais baratas, o que nos leva a um novo modelo de Governança da Espécie.  Revoluções Cognitivas são uma resposta coletiva para fazer frente aos desafios que aumentos populacionais trazem para a sociedade.

72797785

Assim, podemos dizer que tivemos três grandes Revoluções Cognitivas:

  • A linguagem oral – que nos permitiu sofisticar a comunicação presencial;
  • A escrita – que nos permitiu viabilizar a comunicação a distância;
  • O digital – que nos permitiu sofisticar a comunicação a distância.

Foram Revoluções Cognitivas, seguidas de Evoluções Cognitivas.

Toda Revolução ou Evolução Cognitiva nos leva para um movimento de Expansão da Circulação de Ideias. Porém, há movimentos de Expansão Cognitiva que nos levam ao aumento da taxa de verticalização ou de horizontalização de ideias.

Machina-290x290

Podemos dizer que:

  • O altar das Igrejas – via discurso oral – nos levou à concentração;
  • O rádio e a televisão – via discurso oral e imagens – nos levou à concentração.

O movimento de Concentração Cognitiva serve de consolidação da Governança da Espécie anterior, mas, por outro lado, nos empurra para Ditaduras Cognitivas, pois as organizações que passam a controlar as ideias vão mais e mais sofrendo do que chamei de Narcisismo Organizacional, pois aumentam sua Taxa de Empoderamento Social em detrimento à sociedade.

Aumentam a taxa de uso da sociedade a seu favor, se servindo da sociedade e menos servindo à sociedade.

A quebra da Ditadura Cognitiva também é tecnológica.

Surge uma nova Tecnologia Cognitiva, a partir de novos Tecno-códigos, que barateiam a circulação de ideias até chegar a um ponto em que estão pronto para se massificar. Podemos dizer que se massificam quando novos canais horizontais de circulação de ideias se multiplicam rapidamente. 

(O marco da massificação da Internet foi a banda larga, em 2004.)

limite

Os Tecno-códigos criam a possibilidade de novos canais de circulação de ideias, quebrando o controle anterior e permitindo que um conjunto grande de pensadores, empreendedores e inovadores de diferentes áreas ganham canais para se expressar, invadindo a sociedade de novas ideias, projetos e visões, questionando o modelo vigente.

Os novos canais e o uso intenso e massivo dos mesmos, provoca mudanças na plástica cerebral das pessoas e vão construindo as bases cognitivas para a preparação da nova Governança, tanto do ponto de vista inconsciente e involuntário, dentro do cérebro.

Quanto do ponto de vista voluntário, através de projetos sociais: criação de novos modelos mentais, filosofias, teorias, metodologias, tecnologias, capacitações e métodos, que permitem que se barateie a tomada de decisões, aumentando a participação da sociedade, possibilitando que uma nova Governança da Espécie se expanda e se estabeleça, mais adiante, como hegemônica, a partir de Revoluções Sociais.

  • A Revolução da Escrita teve a duração de 10 mil anos, com a fase encubada de 9,500 anos e da massificação, levando 500 anos.
  • A Revolução Digital, iniciada em 1940, é muito mais veloz, podendo dizer que a sua fase incubada levou 65 anos até a massificação em 2004, com a massificação do uso e criação para valer de novos canais de circulação de ideias ainda apenas com 10 anos de existência.

kkk

Não é possível precisar sua evolução, mas as primeiras mudanças radicais na área social, econômica e política surgirão de forma muito mais rápida do que foi no passado.  O que levamos milênios ou séculos agora assistiremos em décadas.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat