Feed on
Posts
Comments

Popper defendia que uma boa teoria é aquela que permite que seja questionada e não aquela que parece sólida e imutável.

468px-Karl_Popper

Karl Popper

Eu faria uma tradução disso para afirmar, depois de um certo tempo, que conhecer é desconstruir o conhecido. O que sobrar, temporariamente, é a verdade transitória.

Ninguém trabalha com uma hipótese do nada, mas vai contra algo que foi estabelecido e de alguma forma deixou de funcionar, ou poderia funcionar melhor. Ou seja, quando criamos uma hipótese, ela sempre vem para questionar um dado senso comum;científico.

Todo senso comum hegemônico que se perpetua tem uma forte chance de ser uma baixa taxa de verdade, pois toda verdade que dura muito tempo é cercada de interesses, que vão se apossando dela para o benefício das autoridades de plantão.

São verdades que deveriam estar abertas para serem questionadas, que vão virando, aos poucos, dogmas de tanto uso e de tantos seguidores que se comprometem com ela.

Ao lidar com qualquer problema, qualquer pesquisador vai se deparar, assim, com o senso comum sobre aquele problema que, com o tempo, vai perdendo nexo, lógica, coerência. E uma legião de seguidores interessados de manter de pé aquela verdade, mesmo que o tempo tenha demonstrado que já perdeu o viço.

David-2

É preciso da pedra, ver o que precisa ser tirado para voltar a ter uma estátua, com uma verdade renovada de melhor qualidade.

Assim, conhecer é ter contato com as teorias de plantão e aí teríamos duas abordagens:

  • passiva – de que é uma verdade imutável;
  • ativa – de procurar as contradições, mesmo que sejam teorias antigas.

O conhecimento ativo, assim, seria um caçador de contradições.

Analisar, na prática, se a teoria tem funcionado e, caso não, o que há de problema nos três níveis do triângulo do conhecimento, filosofia, teoria e/ou metodologia.

Assim, todo o início de contestação de uma dada teoria começa por procurar a sua negação, as suas contradições para ver depois das marteladas, o que sobra.

O que se mostrar menos contraditório pelos argumentos e pela lógica, diante de argumentos em ambientes de debates honestos, é a nova proto-teoria.

Que dizes?

Versão 1.0 – 01/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

Leave a Reply

WhatsApp chat