Feed on
Posts
Comments

 Uma revolução cognitiva vem para descontrolar ideias, produtos e serviços, reformar as organizações para permitir que um novo tamanho da população tenha um modelo organizacional mais compatível com seu tamanho.

Versão 1.0 – 27 de março de 2013
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode distribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

Liberdade

Podemos dizer que estamos com a chegada da Internet vivendo uma passagem relevante na vida das organizações.

  • Há um fato antigo, que se repete.
  • E um fato novo.

O antigo é um descontrole das permissões, que ocorre com a chegada de uma revolução cognitiva.

Uma revolução cognitiva vem para descontrolar ideias, produtos e serviços, reformar as organizações para permitir que um novo tamanho da população tenha um modelo organizacional mais compatível com seu tamanho.

Ao longo da civilização, a partir de 1450, com a chegada do papel impresso, na qual a sociedade foi gradualmente cada vez pedindo menos  permissão para o poder constituído para disseminar ideias, produtos e serviços.

Pela ordem: o papel impresso que ampliou a troca de ideias, gerou depois a república, que reduziu  o poder dos reis  e o capitalismo, que nos libertou dos senhores feudais.

Palavra de ordem: liberdade para pensar e produzir!

O fato novo podemos apontar:

  • a dimensão da liberdade do que podemos fazer agora para projetar e produzir ideias, produtos e serviços, em escala muito mais global e instantânea;
  • a velocidade em que tudo isso acontece, em função do tamanho da população, que transita em um mundo digital em rede hiper-conectado;
  • como fazemos tudo isso, pois o meio digital é muito mais dinâmico que o impresso,  pois estamos todos trabalhando em cima de placas de silício e números, que permitem mudar muito mais do que era possível antes e por muito mais gente, sozinhos ou em grupo;
  • além da possibilidade de fulano acrescentar algo no que ciclano colocou para circular, que é a incorporação da comunicação química das formigas, ver mais sobre isso no post sobre gestão da espécie.

Elevamos bastante a taxa de co-criação do mundo.

Podemos dizer que a co-criação, ou o aumento da colaboração e da participação, é uma característica de uma Revolução Cognitiva, pois temos problemas mais complexos que precisam de uma maneira mais coletiva para solucioná-los.

Toda vez que temos problemas que um não pode resolver, criamos um coletivo que resolve por nós. Esta, no fundo, é a histórias das organizações sociais, que foram criadas para resolver problemas que um ou poucos não podiam lidar.

Ou seja, pela ordem:

  • Mais gente no planeta;
  • Mais complexidade;
  • Novos ambientes cognitivos, que criam espaços de ampliação da co-criação para poder solucionar o problema da complexidade que mais gente no planeta nos traz.

Uma revolução cognitiva, portanto, nos traz, antes de tudo, ambientes de co-criação para para tornar a complexidade mais administrável.

O que difere agora é o como estamos fazendo isso, pois a Internet é uma Tecnologia Cognitiva Reintermediadora, como foi o papel impresso, porém com características próprias e únicas, que é o seu lado digital, o volume de acesso, a sua diapasão e o mais importante:

A possibilidade de alteração nas mensagens, produtos e serviços depois que estão circulando….

O papel das organizações, diante de tudo isso, se modifica radicalmente.

  • Antes, as organizações tinham a missão de selecionar e preparar as ideias, produtos e serviços para a circulação na sociedade;
  • Hoje, elas tem a missão de criar ambientes digitais (plataformas digitais colaborativas) para que as ideias, produtos e serviços sejam produzidos e alterados cada vez mais por usuários ou grupos de usuários, via co-criação, que o ambiente digital permite.

É uma mudança radical de foco, pois antes havia uma pré-moderação de ideias, produtos e serviços. E hoje o que gera valor é a pós-moderação para que o que for produzido seja o mais adequado para que ocorra de forma mais eficaz possível o encontro da oferta com a demanda.

Hoje, assim, vivemos um processo de reintermediação da produção de ideias, produtos e serviços, vamos ver dois gráficos abaixo.

O primeiro do estágio pré-internet:

pos_moderacao

O segundo a tendência que estamos tendo no estágio pós-internet:

pos_moderacao2

 

  • Antes, as organizações projetavam para circular ideias, produtos e serviços.
  • E hoje tem como missão de criar um ambiente digital para que o próprio usuário ou micro-organizações possam livremente circular ideias, produtos e serviços. A organização cuida para que isso seja feito de forma cada vez mais eficaz!!!

São dois modelos de missão das organizações completamente diferentes.

  • Na fase pré-Internet, tínhamos um líder-alfa ativo, preparando o que ia circular de ideias, produtos e serviços;
  • Na fase pós-Internet, temos um líder-alfa nos bastidores, organizando o que está circulando para que o encontro entre oferta e demanda seja o mais eficaz possível.

Que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat