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Exercício coletivo – da turma MBKM 22 – feito no dia 14/05/2011.

Para onde as organizações estão indo com a ruptura informacional e por que devem estar atentas e tomar atitudes?

Em pé: Alexandre, Rosane, Carolina, Alexandre, Alex, Eveli, Suellen, Eu, Elane, Fernanda, Gutemberg, Juliana, Patrícia, Clarissa, Jackson; Agachados: Wellington, Luiz, Nilton, Wallace, Alexandre, Rafael.

 

Quem sabe faz a hora não espera acontecer…- Vandré

Cenário da primavera da informação:

A Internet gera uma ruptura informacional,   trazendo características que levam a uma inquietação, causando uma crise cognitiva, que nos faz  repensar nossos mapas mentais.

O rompimento com os velhos filtros existentes causam um descontrole informacional, mudanças na gestão, através da desconstrução da atual estrutura de poder.

Apesar disso, é preciso compreender que estamos apenas nos primeiros estágios (“cinco minutos do primeiro tempo”) dessa revolução informacional.

Vê-se como necessário:

Criar nova forma das pessoas se comunicarem, com o objetivo de difundir e construir a inteligência coletiva.

Criar novas plataformas colaborativas (tecnologia 2.0), através de novos filtros informacionais, para a geração de relevância, utilizando, por exemplo, recursos como o Karma Digital, através dos rastros deixados pelos usuários.

Tal ação visa o aumento da produtividade, provocando fluxo constante de inovação.

Repensar o lucro como o principal fator de  motivação humana sem perder o foco na geração de valor econômico e social.

Promover a transparência pelo uso das novas tecnologias, provocando, assim, uma redução da hipocrisia entre o dizer e fazer (discurso e prática).

Resgatar a valorização do ser humano, promover o compartilhamento e estimular a colaboração.

Diferenciar e mapear o que é tendência e o que é modismo, o que nos remete a  revisar o planejamento estratégico nas organizações e na própria sociedade.

Realizar ações para aumentar e acompanhar a velocidade das mudanças culturais.

Analisar cases relevantes e estudar autores como:  Peter Drucker, Prahalah, Schumpeter e Pierre Lévy.

Relembrar a importância do estudo histórico de outras revoluções da Informação tais como a chegada da prensa.

Fomentar o relacionamento nas redes sociais, com o objetivo de ampliar, expandir, compreender e recriar o conhecimento. Isto é, conhecer e mudar a “gaiola”, construindo uma nova “tampa da caixa”.

Estimular a prática do diálogo e do  “coovencimento” para revisar processos.

Assumir o papel de agente de mudança, passando de objeto a sujeito.

Este exercício começou com esta “nuvem” de palavras abaixo, depois adicionamos verbos em cada palavra para colocá-las em frases e formar o texto, um trabalho que não levou mais de 2 horas. Tudo foi feito depois de algumas horas de discussão com a turma sobre o mundo 2.0:

Internet  ruptura informacional  características levando a essa inquietação  nova forma das pessoas se comunicarem  descontrole/controle informacional  crise  crise cognitiva – mapas mentais  filtros  inteligência coletiva  inovação em rede  motivação/lucro hipocrisia  tornar-se  questionar conceitos  ambiente favorável  poder  ser humano  gestão das emoções  compartilhamento  colaboração  tendência e modismo  planejamento estratégico  velocidade  cultura  case  Peter Drucker  cases  Gutemberg  transparência  foco  valor  relacionamento  rede  Prahalah  escolha  recriar do conhecimento  “coovencimento”  revisão dos processos  mudança na gestão  velho imita o novo?  tampa da caixa  gaiola  5 minutos  revolução da informação  redes sociais  doutrinar conceitos  primavera da informação  celebridade instantânea –  ser ou não ser  ser ou sobreviver  existência confunde o espaço físico  futuro  relevância  resiliência  modelo informacional  consciente e inconsciente  fator irroversível  população  rastros  Karma Digital  reputação  necessidades são fixas – quem sabe faz a hora não espera acontecer  Tsunami  só por prazer  interação  novos paradigmas  apicultor  ordenhador de vacas  sujeito  sujeitado  objeto  Schumpeter  – medo  tecnologia 2.0  salto tecnológico  as pessoas não mudaram  pessoas mudaram  Pierre Lévy –

7 Responses to “Primavera da Informação”

  1. Patricia Cruz disse:

    Olá, boa noite!
    Excelente construção de texto.
    As nossas projeções e contato com afeto fazem coisas que até nós duvidamos, mas é certo quem sabe faz hora não espera acontecer, é preciso navegar….

    Prof. Nepo você é DEZ!

    Abraços e até breve.

  2. Alexandre R. Martins disse:

    Valeu galera… A rede funcionou de forma excelente.. O encontro foi rico e sincero! Foi mais que uma aula, foi uma experiência para se guardar e multiplicar…

    grande abraço

  3. Nilton Jr. disse:

    Nepô, precisamos caminhar juntos… discutindo esses, outros e novos assuntos !
    Certamente visitas diárias ocorrerão neste lugar.

    Parafraseando o poeta Antônio Machado, “… caminhante, não há caminho… caminhando se faz o caminho…”

    Abraços,

    Nilton Jr.

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