Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Link encurtado: https://encurtador.com.br/FHNOW

Novas Hashtags:

#Mihaly_Csikszentmihalyi – dialogando com este autor.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto reflexivo sobre a leitura de livros didáticos apresenta uma visão abrangente sobre o tema, destacando a importância da narrativa existencial e da metodologia de leitura. O livro “Flow” oferece uma visão interessante sobre o estado de flow, que pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida.

Décimo Ciclo de Leitura Bimodal:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A ideia é que o Flow sirva de referência para que você consiga identificar as atividades que são mais compatíveis com o seu potencial.
  2. Na vida é preciso fazer escolhas e decidir para que possamos ter a melhor sobrevivência possível.
  3. Para que tenhamos melhores escolhas na vida, somos OBRIGADOS a desenvolver uma Narrativa Existencial.
  4. Considero Csikszentmihalyi um Autor Reforçador, pois não traz nada de totalmente novo para a minha Narrativa Existencial.
  5. Quando encontramos atividades que reforçam nosso Potencial Originalizador, nos energizamos com aquela sensação Motivadora Tranquilizadora Criativa.
  6. O Estado de Fluxo é uma métrica para identificarmos nossos potenciais.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Você não é o produto de suas circunstâncias, você é o produto de suas decisões.”
Stephen Covey.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Texto reflexivo que sempre antecede todas as análise dos livros didáticos analisados pela Bimodais, que vai sendo aperfeiçoado a cada leitura:

Por que lemos livros didáticos?

Para que tenhamos melhores escolhas na vida, somos OBRIGADOS a desenvolver uma Narrativa Existencial.

Na vida, é preciso fazer escolhas e decidir para que possamos ter a melhor sobrevivência possível. 

Portanto, para que tenhamos melhores escolhas na vida, precisamos desenvolver uma Narrativa Existencial forte e consistente.

O objetivo de uma leitura didática é melhorar a nossa Narrativa Existencial. 

Quando lemos um livro didático, estamos nos expondo a novas ideias, conceitos e perspectivas. Isso nos ajuda a expandir a nossa Narrativa Existencial e a tornar nossas escolhas mais bem informadas.

A Narrativa Existencial, sempre provisória e progressiva, é responsável por nos guiar para que possamos decidir melhor.

A Narrativa Existencial é a tentativa que fazemos de organizar os Paradigmas, composto de vários conceitos.

O objetivo de uma Leitura Didática, portanto, tem como objetivo melhorar a nossa Narrativa Existencial.

Vejo a leitura de um livro didático como um diálogo com uma pessoa, como se estivéssemos sentado em um bar conversando.

Você deixa ele falar e vai anotando aqui e ali alguns aspectos que te chamam a atenção.

Quando lemos um livro, querendo ou não, estaremos desenvolvendo o seguinte:

  • O que há de novo para que incorporamos na Narrativa Existencial?
  • O que reforça aspectos da nossa Narrativa Existencial?
  • E o que podemos criticar na Narrativa Existencial do autor, o que acaba reforçando e melhorando também a nossa Narrativa Existencial.

A cada livro lido, além de melhorar a nossa Narrativa Existencial, melhoramos também nossa Metodologia de Leitura de Livros Didáticos.

Metodologia de Leitura de Livros Didáticos

Uma mais eficaz Metodologia de Leitura de Livros Didáticos nos permite melhorar nossa capacidade de ter uma Narrativa Existencial melhor.

O que significa termos uma capacidade de decisão melhor, que se reflete numa vida melhor. 

Podemos definir estas fases dentro da Metodologia de Leitura de Livros Didáticos:

  • Leitura – quando se senta e lê, com sugestões de períodos curtos de vinte minutos e retorno, dentro do método Pomodoro;
  • Marcações dos pontos que chamam a atenção – para o posterior desenvolvimento de um texto reflexivo sobre eles, quando se vai analisar o que criticamos, o que nos reforça e o que nos modifica.

Outros aspectos importantes numa Metodologia de Leitura de Livros Didáticos:

  • Saber escolher os autores;
  • Definir formas de sintetizar o que foi lido;
  • E saber o que será incorporado na Narrativa Existencial.

Neste sentido, podemos classificar três tipos de autores didáticos:

  • Os Atrapalhadores – aqueles que trazem uma Narrativa Existencial que mais vai atrapalhar do que ajudar;
  • Os Reforçadores – aqueles que mais vão reforçar do que modificar nossa Narrativa Existencial;
  • Os Alteradores – aqueles que mais vão modificar do que reforçar nossa Narrativa Existencial.

A leitura de livros didáticos é uma ferramenta poderosa para melhorar a nossa narrativa existencial. Quando lemos livros didáticos de forma eficaz, estamos nos preparando para tomar melhores decisões e viver uma vida mais plena.

Passemos ao diálogo com o autor.

Análise geral do autor:

O livro “Flow: Guia prático para encontrar o foco ideal no trabalho e na vida”, de Mihaly Csikszentmihalyi, pretende ser um guia para o desenvolvimento do “estado de flow”.

O Estado Flow, segundo o autor, é um estado de concentração plena e prazerosa, em que as pessoas se sentem totalmente envolvidas em uma atividade e perdem a noção do tempo.

Considero Csikszentmihalyi um Autor Mais Reforçador do que Modificador da minha Narrativa Existencial.

A ideia do Estado de Fluxo, ou Flow, é interessante.

Sintetiza e facilita o que já venho sugerindo de que temos que identificar tudo aquilo que nossos “cachorrinhos internos” “balançam o rabo”.

Quando encontramos atividades que reforçam nosso Potencial Originalizador, nos energizamos com aquela sensação Motivadora Tranquilizadora Criativa.

Acredito que quando for abordar mais adiante essa procura, passarei a citar Csikszentmihalyi como uma referência.

O Estado de Fluxo é uma métrica para identificarmos nossos potenciais.

Síntese Tio Bardiana do livro:

Com ajuda do Tio Bard, para quem quer uma síntese do que ele diz no livro, temos o seguinte:

A ideia é que o Flow sirva de referência para que você consiga identificar as atividades que são mais compatíveis com o seu potencial.

O autor, um dos pioneiros no estudo científico da felicidade, acredita que o estado de flow é essencial para uma vida plena e feliz. 

Ele afirma que, quando estamos em flow, nos sentimos totalmente vivos, criativos e produtivos.

O livro é dividido em quatro partes:

  • A primeira parte apresenta uma visão geral do estado de flow, incluindo seus benefícios e os fatores que o favorecem;
  • A segunda parte fornece orientações práticas para entrar em flow no trabalho, nos estudos e na vida pessoal;
  • A terceira parte explora os desafios de manter o estado de flow em um mundo cada vez mais complexo e acelerado;
  • A quarta parte oferece um conjunto de exercícios para ajudar os leitores a desenvolver suas habilidades para entrar em flow.

O estado de flow é caracterizado por uma série de elementos:

  • Concentração plena: as pessoas em flow estão totalmente absorvidas na atividade que estão realizando;
  • Esquecimento do eu: as pessoas em flow perdem a noção do tempo;
  • Percepção ampliada: as pessoas em flow têm uma percepção mais ampla do mundo ao seu redor;
  • Perda do controle: as pessoas em flow têm a sensação de que estão no controle da situação, mas também de que estão sendo levadas por uma força maior;
  • Sentimento de prazer: as pessoas em flow experimentam um sentimento de prazer e satisfação intensos.

O estado de flow é promovido por uma série de fatores:

  • Tarefas desafiadoras, mas realizáveis: as pessoas em flow precisam sentir que as tarefas que estão realizando são desafiadoras, mas também realizáveis;
  • Um senso de propósito: as pessoas em flow precisam sentir que suas atividades têm um propósito, que dá a vida mais significado.

O estado de flow pode ser alcançado em uma variedade de atividades, incluindo:

  • Atividades físicas: esportes, dança, artes marciais, etc.
  • Atividades intelectuais: jogos, aprendizagem, trabalho criativo, etc.
  • Atividades sociais: relacionamentos, atividades de grupo, etc.

Para entrar em flow, é importante:

  • Criar um ambiente que promova a concentração.
  • Eliminar distrações.
  • Concentrar-se no momento presente.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de Outubro a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 200,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

Leave a Reply