O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no MAPA MENTAL BIMODAL:
Veja as tabelas mais atualizadas do MAPA MENTAL BIMODAL: ( https://bit.ly/2RK8HTX )
“O futuro não é a soma de ideias mas a multiplicação de possibilidades.” – Luc de Brabandere.
Vimos nos dois artigos anteriores aqui e aqui também que em função do momento atual que estamos vivendo – conceituado pelos Bimodais de Revolução Midiática Civilizacional Digital precisamos praticar o Futurismo Super Extraordinário.
(O Futurismo Super Extraordinário se distingue dos outros dois Normal e Extraordinário em função de estarmos diante de um Fenômeno Estrutural e Desconhecido, que, por causa disso, precisa de um tipo de Futurismo, que trabalhe fortemente a revisão de Valores e Paradigmas.)
O que quero abordar neste artigo são duas questões relativas ao tema:
- o perfil ideal para iniciar o processo de mudança, a partir da Narrativa do Futurismo Super Extraordinário;
- e as melhores formas de atrair esse perfil.
No Futurismo Super Extraordinário, temos algumas características diferentes dos outros dois Futurismos (o Normal e o Extraordinário) e, por causa disso, precisamos trabalhar principalmente, logo de início, com os Clientes Inquietos.
Vejamos as definições dos dois tipos de Clientes do Mercado do Futurismo:
- Os Clientes Quietos – aqueles que são muito apegados aos Conceitos do Senso Comum e trabalham (ou gostam de trabalhar) em funções mais operacionais e mais rotineiras;
- Os Clientes Inquietos – aqueles que são muito menos apegados aos Conceitos do Senso Comum e trabalham (ou gostam de trabalhar) em funções mais estratégicas.
(Aqui é preciso fazer uma ressalva. Nem sempre uma pessoa que tem Quietude ou Inquietude no Trabalho leva isso para todos os aspectos da sua vida. Estamos abordando aqui apenas a Quietude ou Inquietude Profissional.)
Podemos dizer que os Clientes Inquietos já trazem, como algo inerente a sua personalidade, a vontade de mudar e ser desafiados nos seus conceitos.
O esforço para promover a mudança de Clientes Quietos é sempre muito maior do que a dos Clientes Inquietos.
Clientes Quietos são aqueles que recebem os processos prontos e têm motivação de mantê-los, porém não são indicados para iniciar processos de mudanças, pois são muito resistentes a elas.
Os Clientes Inquietos são mais recomendados para enfrentar mudanças mais disruptivas, pois têm menos apego e uma Taxa Menor de Resistência a Conceitos Novos.
O trabalho de captação de clientes do Futurismo Super Extraordinário, portanto, tem que ser voltado para os Clientes Inquietos, que são desejosos por novos conceitos e não resistentes a eles.
Para se atrair Clientes Inquietos, é necessário modificar o que normalmente se faz em projetos de mudança. É preciso sair do que podemos chamar de Método do Convencimento (de fora para dentro) e optar pelo Método de Atração (de dentro para fora).
Na forma de atrair clientes temos:
- O Método do Convencimento – opera de fora para dentro e é baseado, na maior parte das vezes, pela mensagem da obrigação e da imposição: “Vem que você precisa e deve mudar estes conceitos”. Ele mais é escolhido do que escolhe;
- O Método de Atração – opera de dentro para fora, e é baseado, na maior parte das vezes, na mensagem da opção e do voluntariado: “Vem se você quiser, estamos aqui e acho que você vai gostar e melhorar a sua vida”. Ele mais escolhe do que é escolhido.
O Futurismo Super Extraordinário, assim, tem como clientes preferenciais os Inquietos e se utiliza do Método do Convencimento para atrair clientes.
O que temos visto hoje no Mercado do Futurismo é o seguinte:
-
- não se está usando o Futurismo Super Extraordinário – aquele que opta por trabalhar com revisão de Valores e Paradigmas;
- não se procura trabalhar no início dos projetos com os Clientes Inquietos;
- e não se utiliza o Método de Atração, optando-se, de forma inadequada, pelo Método do Convencimento.
É por isso que a Taxa de Eficácia do Futurismo praticada hoje no mercado está tão baixa.
É isso, que dizes?
Colaborou a Bimodal: Fernanda Pompeu.
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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS
GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)
PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.
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