Vejamos os coletivos:
- Percepção é o coletivo de sensações;
- Conceito é o coletivo de percepções;
- E narrativa é o coletivo de conceitos.
Narrativas procuram descrever e explicar fenômenos, a partir das seguintes premissas:
- A essência do fenômeno – o que ele é e o que não é;
- Os atributos fixos e variáveis – o que muda e o que não muda;
- Os fatores detonantes – que alteram os atributos variáveis;
- Os fatores consequentes – aquilo que será provavelmente alterado depois do fenômeno;
- E os fatores atuantes – as recomendações para lidar com o fenômeno sempre na direção de melhorar a nossa qualidade de sobrevivência.
Assim, o objetivo de uma narrativa é o de se aproximar ao máximo de determinado fenômeno para ajudar a lidar com ele.
A qualidade da tomada de decisões de qualquer pessoas está diretamente ligada à sua capacidade reflexiva de articular o sentir, o perceber, o conceituar e o narrar.
Quando não fazemos o exercício de reflexão lógica para criar narrativas consistentes, elas tendem a estar com sensações, percepções e conceitos com baixa elaboração.
E assim tendem a distorcer o fenômeno e, por sua vez, as decisões a partir dela.
Não existe, entretanto, narrativa pura, perfeita, racional, sempre é e será uma aproximação reflexiva lógica do fenômeno estudado.
O Ferramental Lógico é, assim, instrumento fundamental para que se faça narrativas menos emocionais.
Narrativas Consistentes são, assim, o resultado de uma bem articulada de uso do Ferramental Lógico.
Narrativas não são, entretanto, uma “viagem na maionese”.
São extremamente operacionais, com aplicação prática, pois criam “mapa da realidade”, com o qual decisões serão tomadas.
O que temos hoje com tantas mudanças no mercado é incapacidade de refletir sobre Sensações, Percepções, Conceitos e Narrativas de forma mais consistente.
A crise que passamos atualmente em toda a sociedade é pela falta de prática do uso de Ferramentas Lógicas mais adequadas.
Temos produzido narrativas de baixa consistência, o que implica decisões distantes do novo modelo de competição que o novo mercado exige.
Me diga a narrativa que você adotou e te direi a chance de tomar melhores decisões diante do futuro.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/