Recebi o desafio de criar um modelo para testar essa pergunta: sua empresa está preparada para o futuro?
O primeiro passo para que isso possa ocorrer é ter diagnóstico do que será esse tal futuro nos negócios.
E hoje não tem jeito:
Cada pessoa, profissional e organização será obrigada a apostar sobre algum prognóstico futuro para chamar de seu.
E quando falamos de aposta sobre o futuro não estamos nos referindo ao curto prazo, que podemos chamar de modismo.
O futuro, depois da chegada do Digital, se tornou incerto.
A grande novidade do novo século é a possibilidade de praticar novo modelo de comando e controle uberizado.
Pela primeira vez na trajetória do sapiens, estamos promovendo uma disrupção no nosso DNA de sobrevivência.
Neste novo século a grande novidade administrativa é a alteração da forma de interação e de comando e controle.
Assim, se eu tivesse que avaliar as organizações tradicionais sobre o futuro perguntaria:
- você projeta o futuro para daqui a 20 anos?
- caso sim, quem são teus futuristas de plantão?
- o que, na prática, tem feito para tonar prognósticos em projetos?
- os projetos de futuro na sua organização são de continuidade do atual modelo ou de ruptura?
Talvez, numa escala de 100, 99 das organizações não passará por nenhuma destas perguntas com respostas satisfatórias.
O grande desafio da nova Mentalidade Competitiva que temos que desenvolver neste novo século é o seguinte:
- nossa Mentalidade Competitiva foi criada para um futuro de continuidade e não de ruptura;
- nossa Mentalidade Competitiva foi criada para o curto e nunca o longo prazo;
- nossa Mentalidade Competitiva se baseia fortemente nos autores americanos, que também estão perdidos.
É por aí.
É isso, que dizes?
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Olá, digo seus posts e gosto das ideias e conteúdos trabalhados, ajudam a pensar melhor e estar mais ciente das evoluções.
Sou empresário há 18 anos com minha empresa de comércio e serviços, estou em constante busca de aprendizado, e colocando em prática o que consigo. Você deve saber que não é caminho fácil, porque as pessoas que trabalham não vêem mais a frente, e promover a melhoria leva a incomoda-los, logo reagem de diversas maneiras.
O que você pode sugerir de práticas organizacionais e de ferramentas para contribuir na implantação para minha empresa?
Obrigado