A mudança não é pequena – é a maior de todas.
Temos dois motivos para defender isso:
- Nunca fomos 7 bilhões de sapiens, convivendo ao mesmo tempo, o que demanda soluções cada vez mais inovadoras;
- Nunca tivemos um ambiente comunicacional administrativo baseado num modelo que permite eliminar cargos gerenciais, como agora.
A uberização é uma nova forma do ser humano decidir sobre a cada vez maior complexidade demográfica.
Tem algumas vantagens sobre o ambiente administrativo anterior:
- Permite que muito mais gente participe das decisões;
- As decisões são muito mais rápidas e baratas;
- Há um auto-gerenciamento nas comunidades de consumo, que aumenta a taxa de meritocracia.
A uberização, pela primeira vez, traz um ambiente comunicacional administrativo próximo das formigas, baseado em rastros digitais algorítmicos: ícones, estrelas, permitem que se estabeleça novo patamar de confiança entre pessoas, através da reputação online.
Há uma radical horizontalização das trocas – de todos os tipos – o que rompe com as limitações que tínhamos antes da participação política e nos negócios.
O diferencial competitivo, assim, estará na capacidade de enxergar o tamanho da disrupção que estamos passando e a conseguir superar os problemas psicológicos para agir nesse novo ambiente mais uberizado.
Tal capacidade competitiva definirá quem será vagão ou locomotiva no novo século.
É isso, que dizes?
O tema da uberização é foco de intenso debate aqui na Escola Bimodal nos seguintes módulos:
Veja o depoimento dos nossos alunos dos respectivos módulos:
http://bit.ly/31VCIAq (módulos Master 4 e 5)
Um deles me disse o seguinte: