Feed on
Posts
Comments

A grande crise que vivemos no mercado hoje é que estamos praticando o Futurismo Amador.

As pessoas fazem previsões baseadas muito mais em marketing (naquilo que o mercado quer comprar/escutar) do que em fatos (aquilo que de fato tende a ocorrer)

Todos os pensadores estratégicos, que tiveram grande contribuição no passado, desenvolveram filosofias, teorias e metodologias baseados em um Cenário Futuro Incremental e não Disruptivo.

O Futurismo Profissional, ou científico, se preferirem, baseia os Cenários de Futuros Prováveis baseado na Classificação das Forças e o Mapa de Interação das Forças entre elas.

E é da precisão em identificar as Forças, atribuir Notas de Influência das Forças e Projetar as Influências, que podemos ter um Mapa de Cenários Futuros Prováveis mais adequados.

Tenho dito aqui que o mercado se habituou a trabalhar o futuro com a lógica do Marketing, que se pergunta: qual é a percepção do meu cliente e o que ele está disposto a comprar em termos de Futurismo?

O problema é que os clientes das Organizações Analógicas Tradicionais estão lutando para evitar que as mudanças cheguem.

Querem comprar qualquer Futurismo, que lhes dê a esperança de que tudo ou boa parte do que conquistaram não será perdido – o que é natural.

Está havendo, assim, um jogo de intoxicação entre o mercado que não quer mudar e um Futurismo Marqueteiro, que está dando aquilo que se quer comprar e não o que de fato vai acontecer.

O Case Geraldo Alckmin na última eleição expressa bem esse tipo de intoxicação: aposta-se tudo no modelo passado e colhe-se resultados competitivos pífios.

Assim, é preciso pendurar por aí:

Procura-se Futuristas, menos marqueteiros e mais profissionais, ou científicos.

Futuristas que estejam comprometidos não com o que o cliente quer ouvir, mas o que, de fato, tende a acontecer.

Futurismo tem se tornado o principal eixo da Comunidade Bimodal, com reflexos no Programa de Formação Bimodal.

Quer ser um Futurista Profissional?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo. E no blog destacados em negrito.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo – Teoria e Prática” – (sendo escrito em Grupo de Estudos Avançados sobre o tema) temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

O Grupo de Estudos Avançados sobre Futurismo Competitivo é uma das opções dos formandos, que já foram certificados no Módulo Introdutório e Intermediário.
Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:

E abaixo o depoimento de um deles:

Leave a Reply

WhatsApp chat