Feed on
Posts
Comments

Macro-paradigma é conceito importado de Thomas Kuhn.

Paradigma seria forma de pensar e agir na sociedade que é válida durante determinado período e se depara com uma anomalia.

Problemas começam a não mais ser satisfatoriamente resolvidos ou minimizados e se precisa de nova forma de pensar e agir, novo paradigma.

Kuhn utiliza o conceito dentro do campo filosófico da Epistemologia.

Macro-paradigma é adaptação deste conceito de Kuhn para a Metafísica – área mais ampla da filosofia.

Macro-Paradigmas são paradigmas mais gerais, que não afetam apenas um campo específico, mas a própria filosofia e que acabam por alterar, em cadeia, outros ramos da filosofia e, por consequência, as filo-teorias e as filo-metodologias.

O que defendo é que é possível aplicar o conceito de Kuhn não apenas para a Ciência, mas para a própria filosofia no geral, pois quando falamos em Ciência, em geral, estamos pensando nas teorias.

Teorias são, na verdade, Filo-teorias, pois estão imersas de conceitos filosóficos.

Macro-Paradigmas alteram a própria filosofia e tais mudanças reverberam em todos os outros setores.

A sociedade vive, assim, na Macro-História, sob a égide de Macro-paradigmas criados por determinadas concepções de mundo, que determinam nossas formas de pensar e agir.

A diferença de um paradigma para um macro-paradigma é de que um paradigma afeta uma área específica como a medicina com ou sem máquina de raio-x.

Podemos dar exemplos de macro-paradigmas:

  • a terra é o centro do universo – o sol é o centro;
  • o ser humano vem de Adão e Eva – somos mutacionais, como os outros animais.

Podemos citar vários outras mudanças que afetaram a resposta do “Quem Somos?”.

Mudanças de Macro-Paradigmas provocam reações em cadeias em todo o prédio do conhecimento humano, pois alteram alicerces sob os quais todos os outros andares: teorias e metodologias estão estruturados.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat