Feed on
Posts
Comments

Cosmovisão podemos definir como corrente de pensamento criada por alguém ou algum grupo, que ganha adesão das crenças individuais.

Cada pessoa tem uma crença individual que está inserida em uma ou mais cosmovisões.

Quanto mais reflexão cada pessoa tem sobre o mundo à sua volta, mais particularizada e  criteriosa será a escolha da cosmovisão.

O cristianismo é exemplo de cosmovisão, assim como o islamismo, o marxismo, o mundo vegetariano.

São opções de formas de agir e pensar que agregam pessoas, que podem, a partir de opções individuais, mixar diferentes cosmovisões, no que podemos chamar de crença individuais.

Assim, quando ouvimos a expressão “sair da caixa” estamos falando que a caixa é um mix de várias cosmovisões. na qual estamos inseridos, muitas vezes por formação familiar, educacional, cultural sem grandes reflexões.

Sair da caixa, assim, seria tomar consciência do mix de cosmovisões que estamos inseridos ´para iniciar processo de mudança, alterando-as, a partir da nossa capacidade de refletir.

Refletir mais sobre elas, adaptando-as para nossas crenças individuais, ou mesmo abandonando uma para aderir a outra.

E, quando estamos diante de determinadas pessoas criativas, a criação de novas cosmovisões.

Ninguém vive sem uma caixa (cosmovisão). O que ocorre, muitas vezes, é a total falta de consciência da caixa.

A pessoa não percebe que a cosmovisão a está levando e não ela está conscientemente dentro daquela, adaptando-a para a sua diversidade.

(Uma espécie de jeito Zeca Pagodinho, de “deixa a vida me levar”. O que seria as cosmovisões que eu fui criado e não refleti sobre elas.)

Porém, cosmovisões são criadas e podemos dizer que, antes delas, temos uma instância anterior, que vou chamar de Macro-cosmovisões.

Macro-cosmovisões seriam o que antecede a todas as cosmovisões da sociedade.

Macro-cosmovisões não são criadas por pessoas ou grupos de pessoas. São movimento estruturais da espécie coletivos e não coordenados do Sapiens.

São fenômenos maiores influenciados por dois fatores: a demografia e as mídias de plantão.

Assim, saltos demográficos e novas mídias fortalecem as macro-cosmovisões centralizadoras ou descentralizadoras e tornam propícias cosmovisões numa ou noutra direção.

Quando aumentamos a população de forma local ou global, aumentamos a complexidade e demandamos novas mídias.

E tais mídias influenciam determinados macro-ciclos na direção da centralização ou descentralização.

Macro-cosmovisões centralizadoras –  tende a fortalecer cosmovisões que acreditam que o ser humano tem propósito, missão na terra. Geram cosmovisões que fortalecem a verticalização social;

Macro-cosmovisões descentralizadoras – tende a fortalecer cosmovisões que acreditam que o ser humano NÃO tem propósito, missão na terra. Geram cosmovisões que fortalecem a horizontalização social.

É isso, que dizes?

 

2 Responses to “Macro-cosmovisões centralizadoras e descentralizadoras”

  1. […] Defendi aqui que existem duas macro-cosmovisões possíveis para o Sapiens: a centralizadora e a descentralizadora. […]

  2. […] momento, haverá crescente demanda pela difusão e massificação de macro-cosmovisões descentralizadoras, que defendem um ser humano sem […]

Leave a Reply

WhatsApp chat