Feed on
Posts
Comments

Ninguém atua na sociedade sem uma cosmovisão.

cosmo_visao01

A cosmovisão seria uma base cultural-ideológica de cada pessoa, que a faz enxergar o mundo de uma dada maneira. A cosmovisão é mais do que uma ideologia, pois tem uma boa parte que é inconsciente, foi sendo formada ao longo do tempo.

E, por tendência, passará a ver a solução dos problemas dentro daquele ângulo.

O problema das cosmovisões é que elas são tão entranhadas nas pessoas, que passam a ser invisíveis, como se fosse “da pessoa” ou “natural da espécie humana”.

Assim, quem não pensa como a minha cosmovisão, está errado.

Ou a espécie humana é assim mesmo, a minha cosmovisão é o ser humano “natural” as outras são dos “malucos”.

6a0133f0b2fdc2970b0147e0e1947e970b

Os filósofos são aqueles seres fora da curva que conseguem trabalhar com o debate das cosmovisões. Eles, quando de fato se é filósofo, questiona a sua própria. E procura identificar as cosmovisões da sua época para poder atuar e agir sobre elas. Os grandes filósofos ou líderes políticos e religiosos, na verdade, são formuladores de novas cosmovisões.

As cosmovisões podem ser revistas, mas levam um longo tempo, pois precisam de algumas gerações para que sejam superadas.

Quando temos movimentos de Contração Cognitiva, um longo tempo de uma dada mídia concentradora e aumento demográfico, as cosmovisões ficam mais cristalizadas.

De maneira geral, a espécie não consegue alterar as cosmovisões, pois todas as vozes são reforçadoras das cosmovisões existentes, sejam sistêmicas e anti-sistêmicas.

Em uma Revolução Cognitiva, na qual há uma descentralização do poder de mídia, novas vozes passam a circular, incluindo de filósofos, e as cosmovisões “saem do armário”, pois começam a ser questionadas.

procurando

Revoluções Cognitivas, assim, abrem espaço para o questionamento de cosmovisões antigas e a criação de novas cosmovisões, que vão procurar serem mais compatíveis com a complexidade do mundo, ou seja, com o número de pessoas no planeta.

Vivemos no início do século XXI o questionamento das atuais cosmovisões e a procura de novas. Serão elas que formarão a base para as mudanças sociais, políticas, religiosas e econômicas.

cosmovisao

Estamos, do ponto de vista comparativo, próximo do início da criação da Cosmovisão Republicana-capitalista, bem na sua fase inicial, com Lutero, Descartes, Bacon. na qual começamos a questionar como pensamos e como devemos nos relacionar com as organizações, formando uma nova sociedade.

Podemos dizer, por fim, que existe uma lei de sobrevivência das cosmovisões diante da realidade. No fundo, cosmovisões devem manter a espécie viva com melhor qualidade de vida.

Serão estas as cosmovisões que vão durar mais tempo.

Os formuladores das cosmovisões. na verdade, não criam ideias vazias, mas conseguem perceber “aquilo que realmente mais importa” para a espécie e conseguem formular cosmovisões que duram mais tempo.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat