Feed on
Posts
Comments

Uma vida significativa é algo de diferente que você traz você para o mundo.

criatividade (1)

O conceito do eu é estranho, pois só iremos nos descobrir de fato, quando colocamos desafios que não estão no mapa para fora, até lá tudo é apenas uma proposta, algo virtual, em potência.

Muitos dirão que não há condições materiais e nem o momento histórico permite que ele possa colocar algo diferente para fora.

O projeto significativo é algo que você vai reservar algum espaço na tua vida para se dedicar a ele, independente tudo. Este projeto será um compromisso de você com você mesmo.

Você tem compromissos de você com você mesmo?

criatividade

Isso pode ter espaço na sociedade e até conseguir que ele possa te dar também sobrevivência, ou não. É algo que você percebe como um ou mais talentos que você quer desenvolver, independente o espaço que a sociedade abre para você. Você não faz para ninguém, mas por um compromisso com o seu legado.

Se você morrer amanhã, você não se arrependerá de não ter se esforçado para desenvolver seu talento único, que os indianos chama de Dharma.

Meu blog, por exemplo, é um projeto que eu chamo de meu.

Independente o número de leitores, de quem vai ler, se alguém passa por aqui, ele é o meu projeto significativo.

Tenho a sorte de conseguir, com muito esforço, aproveitar esse projeto em trabalhos que me remuneram, como aulas e consultoria, mas isso poderia não acontecer, como às vezes não acontece.

 

Muita gente deve se perguntar por que o Nepô escreve todos os dias muitas que não foram ou mesmo serão lidas por muita gente?

Isso não importa em absoluto para mim.

Seria ótimo ter mil leitores todos os dias, mas isso não importa, pois eu vejo a minha percepção ir avançando e esse é um compromisso que eu tenho comigo mesmo.

É independente.

Note que eu não digo que não quero reconhecimento, que isso seria uma mentira, mas o que eu digo que o reconhecimento não é o eixo do blog, o blog existe para mim, por mim e a minha eudaimonia é ver como o meu pensamento avança por causa dele.

Eu quero ver melhor e ele é um auxiliar nessa direção.

dharma-mittra

Eu fiz um papo sério comigo mesmo e percebi que eu tinha um talento especial para teorias e resolvi que, independente o momento histórico, o que o mercado é comprador, o que as pessoas vão achar, de que eu iria quando pudesse (isso tem sido todos os dias) colocaria aqui as minhas reflexões.

Isso, na filosofia mais antiga, é chamado de eudaimonia, que seria o bem estar e a felicidade de você conseguir ter um projeto seu sendo realizado.

Eu diria que esse projeto significativo me coloca no mundo, pois eu não espero que o mundo aceite esse projeto e nem que ele se transforme em dinheiro, mas que ele seja uma referência de significado.

Como é a referência disso?

Segunda feira eu acordo motivado para continuar pensando e descobrindo coisas sobre o meu foco que é Revolução Cognitiva e tudo que acabou gerando em torno desse problema.

(Um problema quando se vai fundo nos leva a vários outros, como um rio.)

Dharma_Eyes_by_Kaliptus

Essa visão do projeto significativo comparo a olhar para o foi de um teleférico que fica acima do cotidiano e que nos referencia no mundo.  Quando as coisas se complicam olho para o alto e mantenho a minha missão.

Como saber o que é significativo?

Eu diria que é perceber que há um potencial que você vai se confirmando por você mesmo (às vezes pelos outros) de que você está colocando algo importante de valor para a sociedade para fora.

Eu imagino quantos talentos e potenciais não experimentados estão nos cemitérios que passamos, pois as pessoas não dedicaram um tempo de suas vidas para que isso fosse possível. É isso que eu quero evitar, que um potencial que eu tenho fique sem exercício prático. Eu não preciso aceitar aquilo que o mundo não quer, é problema dele, não meu!

Muitas vezes, como tem sido de quando em quando comigo, esse trabalho que vai sendo construído rende algum dinheiro e dá um retorno.

E eu resolvi apostar nisso, em função, deixando bem claro, das condições econômicas atuais que eu tenho, que me permite tentar, digo tentar, viver de forma coerente com o que vou descobrindo no blog.

Já disse várias vezes que prefiro trabalhar em uma área completamente diferente a ter que praticar algo que eu não acredite, que não seja coerente com as minhas descobertas aqui no blog.

Stencil

sign3

Isso, no meu caso, tem me permitido criar conceitos e teorias que vão contra muita coisa que está sendo dita no mercado, mas que faz todo o sentido de quem pensa de forma independente, justamente pela falta total de preocupação em ser reconhecido por terceiros. O que acaba permitindo uma liberdade de pensamento fundamental para ver melhor. Teorizar sob encomenda dificilmente dá boa coisa.

  • Assim, eu perguntaria, de novo, você tem um projeto para chamar de teu?
  • E está conseguindo colocá-lo na sua vida?

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat