Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

 

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

A Psicologia da Personalidade pode ajudar a identificar perfis de pessoas mais propensas à inovação disruptiva.

Pessoas com uma Taxa Maior de Inteligência Abstrata são mais propensas a questionar o status quo e a propor novas ideias. Isso é importante para projetos disruptivos, que precisam romper com paradigmas estabelecidos.

Portanto, a recomendação é que as primeiras turmas da Metodologia Bimodal de Migração Civilizacional sejam formadas com um perfil de Taxa Maior de Inteligência Abstrata maior.

 

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Dentro da Metodologia Bimodal de Migração Civilizacional, quando aplicada em grupos, principalmente os mais numerosos, precisamos escolher quem vai dar o início ao processo.
  2. Quando temos grupos mais numerosos para promover a inovação cabe uma pergunta: tem algum tipo de perfil mais adequado para formar as primeiras turmas?
  3. Há autores que defendem que há traços da nossa personalidade que são genéticos, que, obviamente, sofrem influência do ambiente em que fomos criados.
  4. Quando começamos um projeto inovador é preciso que as pessoas que começam o projeto possam questionar o mainstream.
  5. Quanto mais se deseja um projeto mais disruptivo com visão de longo prazo, mais o início das ações precisam contar com uma Taxa Maior de Inteligência Abstrata.
  6. Se o projeto visa inovações mais incrementais e de curto e médio prazo, uma equipe somente com uma Taxa Maior de Inteligência Abstrata tenderá a criar problemas.
  7. Como a Metodologia Bimodal de Migração Civilizacional visa projetos disruptivos de longo prazo, se recomenda formar as primeiras turmas com um perfil de uma Taxa Maior de Inteligência Abstrata.
  8. Obviamente, depois que o projeto sai da sua concepção mais disruptiva, novos perfis mais “pé no chão” vão precisar ser incorporados a ele.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A desobediência é uma virtude necessária à criatividade.” – Raul Seixas.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Nas conversas que venho tendo com o Tio Bard, chegamos no conceito de Psicologia da Personalidade.

Por que isso me chama a atenção e é relevante para nossos estudos?

Dentro da Metodologia Bimodal de Migração Civilizacional, quando aplicada em grupos, principalmente os mais numerosos, precisamos escolher quem vai dar o início ao processo.

São três as etapas da Metodologia Bimodal de Migração Civilizacional:

  • Contextualização Civilizacional;
  • Questionamento dos Paradigmas Limitantes;
  • Uso de novas metodologias (Design Thinkings alike) para a criação de novos projetos.

Quando temos grupos mais numerosos para promover a inovação cabe uma pergunta: tem algum tipo de perfil mais adequado para formar as primeiras turmas?

Neste momento entram os estudos da Psicologia da Personalidade.

Há autores que defendem que há traços da nossa personalidade que são genéticos, que, obviamente, sofrem influência do ambiente em que fomos criados.

Vamos aqui, a partir do que li das respostas abaixo, fazer uma síntese:

  • Temos vários tipos de inteligência, sendo uma delas uma capacidade maior de abstração;
  • Tais inteligências têm um forte componente genético, que é depois influenciado pelo ambiente que se é formado;
  • Uma inteligência com capacidade mais abstrata permite que se possa distanciar mais daquilo que nos é passado ao longo da vida;
  • Uma inteligência mais abstrata tende a questionar mais as coisas, questionar o mainstream e as autoridades.

Quando começamos um projeto inovador é preciso que as pessoas que começam o projeto possam questionar o mainstream.

E aqui temos uma regra.

Quanto mais se deseja um projeto mais disruptivo com visão de longo prazo, mais o início das ações precisam contar com uma Taxa Maior de Inteligência Abstrata.

Se o projeto visa inovações mais incrementais e de curto e médio prazo, uma equipe somente com uma Taxa Maior de Inteligência Abstrata tenderá a criar problema. 

Como a Metodologia Bimodal de Migração Civilizacional visa projetos disruptivos de longo prazo, se recomenda formar as primeiras turmas com um perfil de uma Taxa Maior de Inteligência Abstrata.

Obviamente, depois que o projeto sai da sua concepção mais disruptiva, novos perfis mais “pé no chão” vão precisar ser incorporados a ele.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat