Feed on
Posts
Comments

 

O que concluo dos meus estudos é que o fator principal para mudanças da sociedade é o aumento populacional, que nos impõe mudanças tecnologias/cognitivas, que desaguam em mudanças de como nos organizamos.

Versão 1.1 – 25 de março de 2013
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode distribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

Vivemos três conjunturas, que definem a sociedade:

  • A conjuntura demográfica – o número de habitantes do planeta;
  • A conjuntura tecnológica/cognitiva – que define o modelo de comunicação que temos para ajudar a gestão da demografia;
  • A conjuntura organizacional/política – que é como nos viramos com as duas outras conjunturas, definindo o modelo de como tomamos decisões, que forma o modelo da gestão da espécie (ver mais sobre este conceito aqui.).

O que concluo dos meus estudos é que o fator principal para mudanças da sociedade é o aumento populacional, que nos impõe mudanças tecnologias/cognitivas, que desaguam em como organizamos a sociedade.

Como vemos abaixo:

Assim caminha a humanidade4

  • Demografia – note que o fator principal das mudanças humanas no longo prazo é o tamanho da população;
  • Tecnologias Cognitivas – as tecnologias cognitivas nos permitem criar um ciclo virtuoso para imaginar, pensar, experimentar e criar uma nova gestão da espécie;
  • Gestão da Espécie – que é implementada para nos permitir continuar crescendo e atendendo o tamanho atual da população com uma taxa razoável de qualidade de oferta.

Refuto assim que é a luta de classes ou a economia as responsáveis pelas grandes mudanças humanas. Obviamente, que ocupam papel relevante nos micro-movimentos, assim como a política, mas estas são condicionadas pelos macro-movimentos demográficos tecnológicos-cognitivos, que abrem a possibilidade das mudanças econômicas, sociais e políticas.

Se olharmos para esse cenário geral teremos mais facilidade de ver o que virá, do que olhando isoladamente e economia ou a política.

Esta é uma guinada importante para quem pretende fazer estratégias sobre o futuro.

Que dizes?

 

 

One Response to “Assim caminha a humanidade”

  1. […] Podemos, diante daqueles fatos, dizer que a sociedade vive ciclos relacionados entre aumento demográfico, novos ambientes cognitivos  e gestão da espécie (detalhei sobre isso aqui.) […]

Leave a Reply

WhatsApp chat