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Projetos 2.0 eu entendo que seja olhar para o chão, mas não deixar nunca de continuar olhando para o céu – Rômulo Rocha, discutindo o projeto 2.0 da Dataprev, da minha coleção de frases.

Engraçado, que neste final de semana passado dois caderno de empregos, de forma paralela, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil publicaram matéria sobre o novo mercado de redes digitais.

Como meus alunos sempre me perguntam para onde está indo o mercado, permitam-me dar uma organizada nas carreiras que acho que existem e vão exitir pelo que vejo.

Estrategista geral – que vai dar uma visão geral  para pensar um projeto para migrar a empresa 1.0 para a 2.0, tanto do ponto de vista interno, da maneira que as pessoas trabalham, como também, como se relacionam com seus clientes e fornecedores.

Perfil: cenarista, articulador, evangelista da alta direção, visão estratégica aliada ao negócio fim;

Coordenador de projetos de relacionamento com público externo – vai implementar a estratégia acima definida, a partir de uma visão como um todo, sabendo articular um conjunto de ferramentas da rede, alimentado pelo monitoramento constante da marca na Internet, a sua e dos concorrentes, para ter noção de como o mercado das redes sociais reage;

Perfil: conhecedor do meio, bom relacionamento com pessoas, facilidade em trabalho com novas tecnologias muitos para muitos, pró-atividade;

Coordenador de projetos de relacionamento com público interno – vai implementar a estratégia acima definida, a partir de uma visão como um todo, sabendo articular um conjunto de ferramentas da rede, aliada uma mudança de cultura da forma de trabalho, alimentado pelo monitoramento constante na Intranet para ter noção de como aquela comunidade opera em rede.

Veja  mais detalhes sobre projetos de Intranet 2.0, aqui.

Perfil: conhecedor do meio, bom relacionamento com pessoas, facilidade em trabalho com novas tecnologias muitos para muitos, pró-atividade, basicamente trabalho de educação, formação, facilidade para apresentações, palestras, condução de trabalho de grupos;

Executores das políticas –  acima definidos, que passa pelo profissional de informação e comunicação que vai operar as ferramentas e pelo pessoal de desenvolvimento que vai escolher, junto com os demais, adaptar, customizar, aprimorar, desenvolver ferramental.

Bom, o que vejo é isso, quem dá mais?

Já abordei o tema de forma conceitual aqui também.

2 Responses to “Gestor de redes sociais – quem é esse cara?”

  1. Luiz Ramos disse:

    Muito bom.
    Muitas vezes, o pior obstáculo para implantação da rede será a própria direção ou o “dono” do empreendimento, que não abdicar do “direito” de exercer todo o poder de decisão.
    Já participei de empreendimento em que o “dono” levou o empreendimento à ruina por se julgar a única palavra válida nas decisões finais, mesmo que ele não entendesse nada do assunto. Ou melhor, ele achava que entendia de tudo.
    Abraços
    Luiz Ramos

  2. cnepomuceno disse:

    Luiz,

    É um pouco o espírito reinante no nosso país, ainda fortemente autoritário….

    Mas vamos em frente,

    Nepô.

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