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A maioria dos erros consiste apenas em que não aplicamos corretamente o nome às coisas – Espinosa, da minha coleção de frases.

Há uma certa confusão na abordagem da imprensa de maneira geral e das pessoas, em particular, sobre redes sociais, empresas e comércio eletrônico.

Vou tentar dar uma clareada para ajudar na abordagem.

O Valor, por exemplo,  publicou matéria ontem “Lojas especializadas ganham confiança do consumidor”  que aborda  o tema empresas e redes sociais.

No artigo, chamaram ora de sites especializados, ora de sites de pequeno porte, mas ali há vários tipos de iniciativa diferentes, modelos diferentes de uso das redes sociais pelas empresas. Não era o foco da matéria, mas quem lê fica meio perdido, o mesmo acontecendo com a matéria da Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 247.

De maneira geral, é importante separar as empresas de comércio eletrônico em duas:

  • As nativas –  os que vendem pela Internet (Amazon, E-flores, Submarino, etc..)
  • As de tijolo e também on-line –  e os que vendem também pela Internet (Saraiva, Ponto Frio, etc…)

Isso não quer dizer que uma não possa fechar as lojas físicas e ficar só na rede.

Ou que não possa começar on-line e partir para a venda em lojas físicas. Um bom exemplo é a americana Thredless.com, que está abrindo lojas em Chicago, conforme entrevista com os donos na Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 247. (Não tem a reportagem completa ainda na rede, sugiro comprar na banca, pois está bem interessante.)

(As só de tijolo sem venda na rede, são candidatas a um dia passar a fazê-lo.)

Independente se tem loja de tijolo, ou não, com as redes sociais:

  • As que envolvem os consumidores no processo – usam da rede social, ou envolvem consumidores, que entram de alguma forma na sua teia para a venda e compra (Camiseteria ou Thredless.com, por exemplo, na qual os usuários criam suas estampas);
  • E as que usam as redes sociais como elemento de marketing viral ou de relacionamento –têm uma política de dialogar com o público, com mais ou menos sucesso, mas o usuário não interfere ainda na linha produtiva.
  • E as que não usam as redes sociais como elemento de marketing viral ou de relacionamento – empresas que ainda não optaram, por algum motivo,  para este importante item de sucesso.

(Isso não quer dizer que estas últimas não possam evoluir, nem as segundas podem chegar no primeiro modelo, como um processo evolutivo. Acho, aliás, que esta é uma tendência aproximar mais e mais os seus consumidores para dentro não só do processo, como também, mais e mais, das decisões estratégicas de curto, médio e longo prazo até ter blogueiros sentados nas cadeiras no conselho de administração. Veremos!)

 

Por fim, as redes sociais de fornecedores, o que vou chamar de Orkuts comerciais:

Acredito que esta classificação ajuda bastante não misturar laranja e banana e podermos ter uma boa separação do joio do trigo.

Gostaria de sugerir outra classificação ou melhorar esta?

Diga lá!

5 Responses to “Conceitos: empresas e redes sociais”

  1. Muito interessante a reportagem do PEGN. São poucos os sites de e-commerce (principalmento os pequenos) que sabem utilizar as midias socias.
    Eu chamaria essas empresas de “redes de compra e venda” já que formam comunidades de vendedores e compradores.

  2. cnepomuceno disse:

    Oi Ricardo, a ideia de rede e compra e venda se encaixa bem no modelo Mercado Livre, um pouco menos na Estante e quase nada na Camiseteria, concordas?

  3. não muito, pois as mesmas pessoas que vendem podem também comprar nesses sites. qualquer um pode enviar uma estampa para o camiseteria. eu posso comprar a camisa com a estampa de outra pessoa e posso vender minhas estampas no site para outras pessoas.

  4. cnepomuceno disse:

    Ok, então, se encaixa.

    Na verdade, nestes casos, de venda de coisas usadas, de coisas feitas, de artesanato, todo mundo vende para todo mundo….e se encaixa no teu conceito.

    Valeu a dica e a informação,

    abraços
    Nepomuceno

  5. quem agradece pelas informações sou eu! um abraço!

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