O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/eoxEQ
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
O autor está desenvolvendo um livro sobre inovação, com o objetivo de ajudar o Sapiens 2.0 a viver em um mundo mais inovador e dinâmico. O texto discute o fenômeno da inovação, a partir da perspectiva da Bimodais, uma escola de pensamento renascentista digital.
De acordo com a Bimodais, a inovação é uma ferramenta vital e obrigatória para a sobrevivência do Sapiens. O Sapiens é a única espécie que inova de forma reflexiva, o que nos dá uma vantagem competitiva. O autor acredita que o Sapiens 2.0 precisa se desapegar de uma série de paradigmas para enfrentar os desafios do mundo atual.
Frases de Divulgação do Artigo:
- As inovações criadas pelo Sapiens avançam, como se fosse um exército, e vão criando “Zonas de Ocupação”, que passam a atrair o interesse de cada vez mais gente.
- Quanto mais uma inovação nos ajuda a viver melhor, mais ela tem chance de prosperar e vice-versa.
- Inovar, assim, não é uma opção de nenhum ser vivo, incluindo o Sapiens, mas uma OBRIGAÇÃO!
- A Inovação Reflexiva Progressiva, portanto, é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.
- O Sapiens tem um grande problema de compreensão de si mesmo, pois não tem outras Tecnoespécies iguais a nós para que possa se comparar.
- Sob este ponto de vista, as demais espécies praticam, ao longo da sua história, uma espécie de Inovação Instintiva e o Sapiens a Inovação Reflexiva.
- A solução, de forma diferenciada dos nossos problemas, precisa de um Sapiens desapegado de uma série de paradigmas que ficaram obsoletos.
- Um conjunto enorme de problemas que a humanidade passou a ter, principalmente criados pela nova complexidade demográfica, tem agora novas possibilidades de solução.”
- A Certeza Provisória Razoável se encaixa, assim, de forma bem adequada como uma Ética do Conhecimento, num mundo cada vez mais dinâmico.
- Assim, não podemos entrar na sugestão de Sócrates do “sei que nada sei”, pois algo eu preciso saber para decidir.
- Conhecer é uma demanda humana para que possa tomar decisões melhores.
- Todos os conceitos inventados pelo Sapiens, são tentativas de melhorar a nossa relação com os fenômenos.
- Quanto mais coerente, didática e baseada em padrões for a estrutura do livro, mais ele tem chance de ajudar as pessoas.
- O papel de um Conceituador – que pretende fazer a diferença – é o de ajudar seus clientes a entender e poder lidar melhor com fenômenos.
- Aprendi que quando se procura escrever um livro, na verdade, deveríamos pensar como se fosse um material didático para um curso.
- Todos os dias a produção do livro é tema dos áudios e textos da Bimodais, o que tornou a sua produção algo orgânico na nossa Escola de Pensamento Renascentista Digital.
- O Sapiens 2.0 terá uma difícil missão de ser muito mais responsável, autônomo, criativo, resiliente do que foi o Sapiens 1.0.
- Vivemos hoje a maior disrupção da história do Sapiens, que demanda uma mudança estrutural e profunda na forma como nos relacionamos com a sobrevivência.
- Se vivemos hoje uma Renascença Civilizacional, profissionais da inovação precisam ajudar as pessoas a viver em um mundo muito diferente: mais dinâmico, competitivo, inovador, global e empreendedor.
- Meu segundo grande desafio intelectual, que começou mais conscientemente este ano, está sendo, o de procurar ajudar o Sapiens 2.0 a viver em um mundo muito mais inovador e dinâmico.
- Ninguém opera sem antes ter adotado algum tipo de metodologia, que se baseou em algum padrão.
- Fato é que não existe atividade operacional de ninguém que não se baseie, em algum nível, na produção conceitual de outro alguém.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“A verdadeira transformação começa quando você está realmente disposto a questionar e revisar quem você pensa que é.“- Shannon Alder.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo feito pelo Tio Bard, revisado por mim, que espelha o que está no livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais inovador?”, que está em produção aqui na escola:
O texto é um relato do autor sobre o seu segundo grande desafio intelectual, que é o de ajudar o Sapiens 2.0 a viver em um mundo muito mais inovador e dinâmico.
O autor explica que o seu primeiro grande desafio intelectual foi o de entender o Mundo Digital, o que resultou na publicação de quatro livros sobre o assunto.
O segundo desafio intelectual, que começou de forma mais consciente este ano, está sendo desenvolvido com o apoio da Escola Bimodal, uma escola de pensamento renascentista digital.
O autor explica que o novo livro, “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais inovador?”, está dividido em quatro capítulos:
- Capítulo I: Essenciologia da Inovação
- Capítulo II: Padrões da Inovação
- Capítulo III: Inovação no Contexto Atual
- Capítulo IV: Métodos para operacionalizar o Potencial Inovador
O autor também explica que a Bimodais adotou a Certeza Provisória Razoável como sua Ética do Conhecimento. Isso significa que o conhecimento é uma demanda humana para que possamos tomar decisões melhores, mas que a certeza é provisória e pode ser revista à luz de novos fatos ou argumentos.
O autor conclui o texto afirmando que o Sapiens 2.0 precisa se desapegar de uma série de paradigmas que ficaram obsoletos para que possa enfrentar os desafios do mundo atual.
O autor acredita que o Sapiens 2.0 precisa se desapegar de uma série de paradigmas para enfrentar os desafios do mundo atual. Essa é uma perspectiva interessante, que pode ajudar as pessoas a pensar de forma mais criativa e inovadora.
O texto ainda discute o fenômeno da inovação, a partir da perspectiva da Bimodais, uma escola de pensamento renascentista digital.
De acordo com a Bimodais, a inovação é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.
O Sapiens é a única espécie que inova de forma reflexiva, isto é, através da reflexão progressiva, que é a capacidade de criar e revisar paradigmas.
A inovação reflexiva progressiva do Sapiens se manifesta em três áreas:
- Conceitos: busca de novos conceitos para entender e lidar com o mundo;
- Métodos: busca de novos métodos para fazer as coisas;
- Operações e tecnologias: busca de novas operações e tecnologias para produzir produtos e serviços.
As inovações criadas pelo Sapiens avançam, como se fosse um exército, e vão criando “zonas de ocupação”, que passam a atrair o interesse de cada vez mais gente.
Para que possamos avaliar se uma inovação é aceita, é preciso dar tempo para que ela seja conhecida, testada e avaliada.
As inovações que caem no gosto das pessoas são incorporadas e se tornam invisíveis com o tempo.
No entanto, é justamente a invisibilidade das antigas inovações que gera um problema para nós.
Inovações antigas se tornam invisíveis, se armazenam na Mente Primária, de forma meio inconsciente, e temos a ilusão de que não podem mais ser modificadas como se nunca tivessem sido também questionadas e rejeitadas quando surgiram.
Destaques
- A inovação é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.
- O Sapiens é a única espécie que inova de forma reflexiva.
- A inovação reflexiva progressiva do Sapiens se manifesta em três áreas: conceitos, métodos e operações e tecnologias.
- As inovações criadas pelo Sapiens avançam, como se fosse um exército, e vão criando “zonas de ocupação”.
- Para que possamos avaliar se uma inovação é aceita, é preciso dar tempo para que ela seja conhecida, testada e avaliada.
- Inovações antigas se tornam invisíveis, se armazenam na Mente Primária, de forma meio inconsciente, e temos a ilusão de que não podem mais ser modificadas.
A ideia aqui é de que a inovação é uma ferramenta vital para a sobrevivência do Sapiens é importante, pois nos lembra que a inovação não é um luxo, mas uma necessidade.
A distinção entre inovação instintiva e inovação reflexiva também é importante, pois nos ajuda a compreender que o Sapiens é a única espécie que é capaz de inovar de forma reflexiva, o que nos dá uma vantagem competitiva.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.