Olhe de outra maneira para o mercado.
Pense que todas as organizações da sociedade são intermediadoras de algum tipo de produto ou serviço.
Todas elas fazem algum tipo de inter-mediação entre um produto ou serviço e o cliente.
Intermediar – Colocar de permeio; que está intercalado; intercalar: intermediar.
Uma organização, assim, gera valor quando passa a ser a escolhida (num mercado aberto) ou imposta (num fechado) a pelo consumidor/cidadão para existir.
Organizações lutam, assim, para intermediar processos dentro do mercado.
O que gera valor para uma organização na sociedade é a capacidade que tem de promover a intermediação de algo para alguém.
Se você quer tal coisa, me procura, que eu intermedeio para você.
Quando pensamos em organizações como intermediadoras, fica mais fácil entender a mudança que estamos passando neste novo século.
Por quê?
Toda intermediação organizacional é feita dentro do ambiente das mídias existentes.
Intermediação – mediação – mídia.
Eu medio usando as mídias que tenho.
Quer um exemplo?
Vejamos o caso da queda vertiginosa de ocupação de mercado pela antiga Indústria da Música Analógica – que demonstra a incapacidade de perceber as mudanças da mediação.
O valor que existia na Indústria de Música Analógica estava na capacidade que tinham de fazer a intermediação entre o músico com seu ouvinte, via CDs ou Vinis.
A Indústria de Música Analógica gerava valor, pois conseguiu controlar os canais de distribuição existentes, intermediando todo o processo.
No fundo, podiam ser definidos como intermediadores analógicos de CDs com música.
Havia, assim, uma relação entre a conjuntura da mídia existente com o tipo de intermediação que era praticado.
Organizações podem ser re-vistas como negócios em cima das possibilidades de intermediação das mídias existentes.
É, assim, o tipo de mídia que existe num determinado contexto histórico que define o tipo de intermediação que pode ser praticada por uma organização.
Não é, assim, uma intermediação, mas uma Tecno-intermediação.
Empresas são, assim, Tecno-intermediadoras de processos.
Com a massificação das novas mídias digitais, abriu-se a possibilidade de se criar nova forma de promover a Reintermediação em cada vez mais mercados.
Note bem que é um duplo movimento em uma Revolução Reintermediadora:
- Desintermediação – deixa-se de se fazer a intermediação no antigo modelo;
- Reintermediação – e passa-se a fazer de uma nova forma, aproveitando o que há de novo nas novas mídias.
Se pensarmos a nível macro, cada uma das etapas da civilização humana tivemos um tipo de DNA Civilizacional (baseados nas Tecnologias Midiáticas/Intermediadoras de plantão), que limita ou expande as possibilidades da intermediação.
Quando temos novas mídias, temos novo DNA Civilizacional, que abre um Ciclo Reintermediador na sociedade.
Toda as organizações pré-digitais conseguiam manter seu mercado, pois aprenderam a dominar o ambiente Tecno-intermediador anterior, mas não estão prontas para o novo Ciclo Reintermediador.
Novas mídias, novo ambiente de intermediação, novo tipo de concorrência. O que se sabia antes, não vale para o agora.
O Uber, por exemplo, promoveu a Reintermediação do transporte privado, assim como o AirBnb de moradia e assim por diante.
O Ciclo de Reintermediação vem derrubar os antigos intermediadores, que, com o aumento populacional, passaram a gerar cada vez mais crises.
A Tecno-intermediação que praticavam ficou obsoleta.
A Intermediação Analógica com o passar do tempo e aumento da complexidade demográfica foi gerando organizações pesadas, lentas, sem propósito, pouco conectadas ao consumidor.
Mais.
Conseguiu gerar leis de proteção, aumento de custo, redução da eficiência, massificação do consumo que nos trouxe para a crise civilizacional que temos hoje.
O Ciclo Reintermediador Digital é um ajuste sistêmico, o sapiens, de forma espontânea e não programada, iniciando um novo ciclo civilizacional.
Todas as organizações terão que aprender a competir em um novo mercado reintermediado!
É isso, que dizes!
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Um dos formandos da escola me disse seguinte: