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#negócios_2.0 – o que muda no mercado, a partir do Digital?
Resumo do artigo em tabela:
A quem se destina o artigo abaixo:
Saiba mais sobre a divisão acima, neste artigo.
Vamos ao artigo:
“A arte de ser sábio é saber o que ignorar.” – William James.
Podemos dizer que as principais macrotendências para os negócios do futuro serão é termos comunidades de consumo:
- mais ágeis e flexíveis;
- mais participativas;
- menos dependentes de tempo e lugar;
- mais descentralizadas;
- mais personalizadas.
Tivemos um exponencial aumento populacional nos últimos 220 anos e precisamos promover um upgrade disruptivo no Ambiente Produtivo.
Estamos aprendendo que as Revoluções Midiáticas vêm para dar uma Guinada Civilizacional na forma como o Sapiens sobrevive.
Quando se apresenta este cenário de comunidades de consumo mais ágeis, flexíveis, participativas, menos dependentes de tempo e lugar, mais descentralizadas e mais personalizadas se imagina melhorar as Organizações 1.0.
Porém, as organizações, que gerarão valor nas Zonas de Atração futuras não serão nada parecidas com as atuais.
Vivemos hoje a MAIOR disrupção administrativa da história do Sapiens.
Pior: as mudanças atuais nos negócios não estavam previstas nos livros clássicos da administração.
O Mundo Digital permite novos modelos de negócio, que eram IMPOSSÍVEIS de serem criados com as Mídias do passado.
As Mídias são os pilares da administração, mas não se sabia e continua se ignorando este fato.
Estamos promovendo um Ajuste Civilizacional, criando, gradualmente e progressivamente, um novo Modelo de Sobrevivência muito mais ágil do que os do passado.
Quando se fala em “Transformação Digital” (buzzwords) se imagina ERRADAMENTE apenas a digitalização das atuais Organizações 1.0.
Porém, estamos assistindo a chegada lenta e gradual da Curadoria, um novo Modelo de Sobrevivência do Sapiens, baseado em Rastros Digitais, que permite superar a barreira da qualidade na nova complexidade.
Quando pensamos na criação de novas empresas, é preciso promover uma Rearrumada Conceitual no mercado.
Digitalização dos Negócios significa aproveitar as novas Tecnopossibilidades para oferecer Itens de Consumo compatíveis com as novas demandas.
Item de Consumo é tudo aquilo que é ofertado ao Sapiens para que ele possa sobreviver melhor.
A Digitalização dos Negócios implica a passagem de tudo que não estava acessível por telas para tudo que possa ser acessível por elas.
E aí precisamos, quando se analisa a Digitalização dos Negócios separar a produção de dois tipos de Itens de Consumo:
- Itens de Consumo Intangíveis – que são completamente isentos de qualquer materialidade e que podem ser oferecidos ao mercado diretamente, via telas. Exemplo: um filme do Netflix ou um curso gravado na Eduzz;
- Itens de Consumo Tangíveis– que têm materialidade e NÃO podem ser consumidos unicamente, via telas. Exemplo: uma corrida de Uber ou um quilo de arroz.
Podemos dividir, entretanto, os Itens de Consumo Tangíveis em dois:
- Itens de Consumo Tangíveis de uso Provisório – o Sapiens se utiliza provisoriamente, mas não passa a ter posse do bem. Exemplo: uma corrida de Uber, um restaurante, ou um carro próprio, ou um aplicativo de patinete;
- Itens de Consumo Tangíveis de uso Permanente – o Sapiens leva o bem para casa. Exemplo: um quilo de arroz, um carro ou a própria casa.
Do ponto de vista da digitalização, a divisão acima ajuda a poder entender o futuro de forma mais adequada.
Quanto mais Intangível for um Item de Consumo, mais ele tenderá a ser digitalizado de forma mais rápida.
A plataforma que permite o compartilhamento do patinete, por exemplo, transformou um Item de Consumo de Uso Permanente em Provisório.
Temos ainda uma outra divisão importante que é:
- Processos Verticais – aqueles que são o foco principal de determinada organização;
- Processos Horizontais – aqueles que são as atividades de suporte para que o foco principal de determinada organização possa ser realizado.
Podemos dizer, que todas as organizações que têm Itens de Consumo Mais Tangíveis sofrerão uma digitalização, no primeiro momento, nos Processos Horizontais. E as que têm Consumos Intangíveis estão digitalizando os Processos Verticais.
É isso, que dizes?
Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.
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