“A ciência é a aquisição de conhecimento mais confiável sobre o mundo.” – Jared Diamond.
O Futuro não é em si um problema para o ser humano. O problema é que precisamos tomar muitas decisões em função dele.
Quanto mais uma pessoa ou grupo de pessoa “deixar a vida o levar” (Alta Taxa de Zecapagodismo), menos se preocupará em analisar o futuro e vice-versa.
O Futurismo é uma Ferramenta Científica que procura criar regras de análise para gerar cenários, que possam colaborar com decisões de mais qualidade.
O objetivo do Futurismo (caixa alta) não é, em absoluto, prever fatos, mas ir desvendando padrões e apontar micro, meso e macrotendências.
O Futurismo entrega tendências (micro, meso e macro) para que pessoas e grupos possam evitar riscos e se aproveitar de oportunidades.
A sociedade humana tem dois tipos de fenômenos, que modificam seu futuro: as conjunturais (com impacto de micro e médio prazo) e as estruturais (de longo).
As mudanças conjunturais são mais corriqueiras e mais estudadas, pois são percebidas de forma mais fácil pelas pessoas.
As mudanças estruturais são mais raras e menos estudadas, pois são percebidas de forma mais difícil pelas pessoas.
Vivemos neste início de século uma profunda crise das decisões, pois vivemos o início de uma Revolução Midiática Civilizacional – fenômeno estrutural muito pouco estudado.
Podemos afirmar, aliás, que uma Revolução Midiática Civilizacional é o Fenômeno Social Endógeno (criado por nós) com mais impacto de todos que o Sapiens pode experimentar.
Assim, temos um grande paradoxo neste início de século: estamos vivendo uma Revolução Midiática – fenômeno mais impactante da espécie – e sobre ele sabemos muito pouco ou quase nada.
O Futurismo que está se praticando no mercado é para Fenômenos Conjunturais com impactos de curto e médio prazo, ignorando as alterações estruturais, que estamos assistindo.
O Futurismo (caixa alta) precisa alertar a seus clientes dos diferentes tipos de tendências, sempre começando pela maior (de longo prazo) e seus impactos nas menores (de curto e médio).
Um Futurismo de qualidade (que consiga perceber as mudanças estruturais de forma consistente) passa a ser o principal diferencial competitivo para pessoas e grupos.
O mercado hoje está consumindo um Futurismo de baixa qualidade e, por causa disso, tem tomado decisões na mesma proporção.
É isso, que dizes?
Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora?