O mercado anda tão intoxicado que se inventa imagens, metáforas, que muito mais atrapalham que ajudam.
Uma que é extremamente tóxica é a tal “é preciso sair da caixa!“.
Sair da caixa é uma metáfora que atrapalha a inovação.
Isso mesmo, atrapalha a inovação!
Por quê?
A caixa significa a forma como nós pensamos e agimos.
Não existe a possibilidade de sair da caixa, apenas olhar para ela.
O que fazemos na verdade, quando vamos amadurecendo, é escolher a melhor caixa para estarmos.
Podemos traduzir “caixa” por Narrativas Existenciais, que cada um vai construindo para compreender melhor as respectivas emoções e percepções, construindo conceitos e depois narrativas.
Isso é a construção da caixa!
Olhar para a caixa – e não sair dela – significa o trabalho contínuo de reflexão para perceber o que na nossa forma de pensar e agir pode ser melhorada.
A ideia de “sair da caixa” é algo infantil – muito longe do exercício adulto de refletir continuamente sobre a forma de pensar e agir.
Sair da caixa é como tomar uma droga na cracolândia!
Pensar fora da caixa é mais um dos muitos conceitos intoxicados, que andam se espalhando no mercado da Inovação Rivotril.
Inovação Rivotril é aquela que tem o lema: “Inovar sempre, mudar jamais!”.
É isso, que dizes?
Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?
Me mande um zap: 21996086422
“Nepô, quero ser bimodal!”