Quero refletir um pouco sobre o que diz o Flexa.
Ele diz que um dos obstáculos é o que ele chamou de Referencial/Parâmetro de Qualidade.
Qualidade – grau negativo ou positivo de excelência.
Ele fala de indicadores de qualidade de uma escola, mas vou preferir chamar de educação.
E diz que há dois parâmetros, aqueles que pensam em centralização e os que defende descentralização.
E sobre o primeiro trecho que quero falar hoje.
Se compararmos a situação com o Youtube, para termos um parâmetro, a questão é a mesma.
Quem define a qualidades dos vídeos que entram?
Note que o debate é o que vamos chamar de Referência de Qualidade.
A TV Globo, por que tem uma referência de qualidade, que alguém precisa autorizar TODOS os vídeos que vão para o ar, estabelece um parâmetro de exponencial.
A quantidade de vídeos que circularão, assim, como o Netflix, vai depender da autorização de um centro qualificador.
O problema da Referência de Qualidade Centralizadora é a escala.
O Youtube para existir precisou passar de uma Referência de Qualidade Centralizadora para o de Descentralizadora.
Como fez isso?
Transferiu para os usuários o critério do estabelecimento de Referência de Qualidade.
Se pensarmos no desafio da Qualidade Exponencial da Educação estaremos debatendo o mesmo que foi feito nos Ubers, onde se inclui o Youtube.
A passagem de um Referência de Qualidade Centralizada que tem limites de atendimento.
O desafio da Educação para o Futuro é justamente criar um ambiente em que se possa distribuir o critério de qualidade.
Para que isso seja feito, existe uma chave importante.
A passagem do foco em assunto, em Educação “como forma de promover o alinhamento com o conhecimento do passado”, que precisa de um centro para definir qual é mais ou menos relevante;
Para.
A passagem do foco para problema, no qual a Educação deixa de ser “uma forma de promover o alinhamento com o conhecimento do passado”, mas um instrumento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
E aí temos algo importante.
Quem vai definir a qualidade é o cliente que estará se utilizando das plataformas educacionais, organizações, pessoas físicas, que serão atendidos pelos pré-profissionais em formação.
E é a capacidade dos estudantes de se utilizar destes novos ambientes e de atender os clientes em torno dessa plataforma que vai se aferir a nova Qualidade.
Com este novo modelo, completamente novo, se consegue superar a barreira que temos hoje da Qualidade Exponencial.
É isso, que dizem?
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