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Futurismo passou a ser uma necessidade do mercado, uma profissão emergente, pois o futuro que era certo, passou a incerto.

No fundo, o que temos hoje é profunda crise das ciências humanas, que não conseguiram prever e, depois do leite derramado, entender as mudanças provocadas pela Internet.

Onde estamos e para onde vamos?

Chamem os futuristas!

Quando se convoca futuristas para dar palpites, entretanto, o que se está pedindo, sem saber, são boas teorias para projetar o futuro e ajudar nas decisões do presente.

O futurismo praticado hoje por aí pelo mundo e no Brasil, é feito na base de dados, dados, dados.

Dados são úteis em momentos em que as teorias continuam válidas, num mercado normal, mas ficam imprestáveis quando não há uma tabela que possa analisá-los, ordená-los, classificá-los e projetá-los.

O futurismo de qualidade é aquele que consegue organizar os dados de outra maneira, criando teorias de mais qualidade para competir no futuro.

Teoria é basicamente um cálculo das forças envolvidas em determinado fenômeno.

Ao se colocar as variantes é possível projetar os prováveis resultados.

No campo das Ciências Humanas, devido à diversidade de cada Tecnosapiens, se tem alta taxa de complexidade.

Assim, teorias humanas não são precisas.

Não se pode ser preciso: na data tal, vai acontecer tal coisa, da seguinte forma, em tal lugar.

Isso é coisa de vidente de programa de televisão do meio da tarde.

Um futurista aponta, do ponto de vista otimista/pessimista apenas tendências, sem especificar datas ou locais precisos:

  • Tendência ao aumento da abundância ou escassez;
  • De crises ou prosperidade.
  • Com alterações de “a” para “b” – tal como da gestão para a uberização, por exemplo.

Uma teoria, que sustenta o trabalho do futurista, assim tem que conseguir, através da comparação com fenômenos similares no passado apontar:

  • fator causante – o que motiva;
  • fator detonante – o que modifica;
  • fator consequente – o que provavelmente será modicado.

Sem teoria consistente, muita gente que se diz futurista é apenas modista.

E uma empresa que apostar no modismo pode perder valor no mercado por não utilizar a teoria mais adequada.

É isso, que dizes?

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Um dos formandos da escola me disse  seguinte:

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