Escolas de Pensamento compartilham de áreas comuns da Hierarquia da Reflexão. E áreas limitadas, que são exclusivas para a solução dos problemas.
Se analisarmos a Escolas de Pensamento temos debates que são nitidamente da área comum de várias Escolas similares e outros que são específicos do problema analisado:
Cada uma destas camadas, define determinadas pré-condições que guiarão as camadas hierarquicamente abaixo:
Assim, no caso da Escola Austríaca, que tenho estudado como objeto de análise, vemos que houve uma série de estudos na área comum (verde) do que podemos chamar Escolas individualistas/liberais, que definem essências, valores e rotas em comum para vários Escolas de outros problemas, tais como Educação, Política, Saúde, Arquitetura, Direito, etc.
Na camada de reflexão Teórica, entretanto, há a necessidade da criação de leis, que vão definir metodologias específicas para atuar diante do problema escolhido.
Note que temos o que pode ser comum em diferentes escolas que optam por valores similares, em verde, e o que é separado em azul.
Tenho utilizado a tese de diversos autores de que é no debate número 01, existencial, que se define as linhas principais de todas as escolas, que influenciam tudo de lá para diante.
E que há Escolas Liberais/Descentralizadoras/Individualistas, que compartilham parcialmente ou o todo a área verde.
E com aplicações desta essência, valores e rotas, que influenciam as leis em azul, definindo métodos, que chegam ao operacional.
É isso, que dizes?