As organizações, principalmente as tradicionais, precisam urgente de Estrategistas Digitais.
Os antigos Estrategistas Analógicos foram formatados para operar em um ambiente de futuro previsível e não imprevisível como agora.
Hoje, entender o cenário e saber para onde o consumidor está caminhando não é mais uma tarefa simples – ficou muito mais complexa.
Exige formação variada, criatividade, noções de história, filosofia e a escolha, principal, dos pensadores certos para as correções de paradigmas adequadas.
Qual seria, então, o papel do novo Estrategista Digital?
- escolher uma escola de futurismo adequada para definir a rota da nova formação para as ações Trans;
- com a rota, fazer com que aconteça, superando diversos obstáculos psicológicos, principalmente.
Estrategistas Digitais, portanto, serão os responsáveis pelo meio de campo entre (do lado de fora) uma visão consistente de futuro e (do lado de dentro) conseguir superar os desafios, pela ordem, psicológicos, administrativos e tecnológicos nas organizações tradicionais.
O mais difícil, a meu ver, é a escolha da boa Escola de Futurismo, pois temos hoje hoje no mercado um verdadeiro festival de Futurismo ingênuo e amador – preocupados em descrever e não em explicar o fenômeno digital.
Quer uma medida do amadorismo?
Analise a quantidade de organizações tradicionais, que estão falando e tentando fazer a tal da Transformação Digital e me aponte apenas uma que esteja liderando um novo mercado.
Tá difícil, né.
É isso, que dizes?
O tema da Estratégia Digital é tratado no módulo 4 “Digital para Estrategistas” da versão 2.0 da Escola Bimodal (julho a dezembro de 2019).
Mais detalhes: bimodais.com.br/pro
Veja o depoimento de um dos nossos formandos: