Repeta comigo:
O Uber é outro modelo de administração.
Controla pessoas, processos e a qualidade dos serviços de outra maneira.
Se utiliza da nova linguagem digital para isso, um misto de códigos produzidos por humanos, de forma voluntária e involuntárias e robôs.
Vivemos hoje, assim – há explicações históricas que explicam isso – dois modelos administrativos separados, fenômeno inédito na história da administração moderna.
São paralelos, mas não compatíveis, pois usam duas linguagens.
- A Gestão com a oralidade e escrita;
- A Curadoria com a linguagem digital.
Hoje, as organizações percebem a necessidade de mudar, mas não sabem para onde.
Têm a fantasia de que se trouxerem jovens digitais estarão com um pé no novo mundo.
Será?
É bom utilizar,, assim, a lei maior da competitividade.
Ninguém compete consigo mesmo, mas sempre com algo de fora: outros concorrentes, pelo consumidor, contra o futuro e os diferentes cenários.
Num setor, ainda, de baixa possibilidade de uberização, melhorias radicais na gestão fazem certo sentido.
Num setor de alta possibilidade de uberização, investir na gestão nem tanto.