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Quanto mais filosófico/teórico for o problema de alinhamento, mais tempo e recursos terão que ser gastos para realizar o diagnóstico, ajuste e reparo na metodologia.

Versão 1.1 – 23 de maio de 2012 (texto reescrito e atualizado)
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode distribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

(Desdobramento das reflexões que comecei aqui.)

Podemos citar três dimensões que facilitam visualizar os diferentes níveis de pensamento: filosofias, as teorias e as metodologias.

(Note que qualquer categorização é artificial, mas ajuda a identificar em que nível está se situando a discussão e seu possível ajuste. Complementaria ainda que há nesse quadro um forte impacto do fator emocional, que nos cega em todas as dimensões, mas isso trato depois.)

  • A filosofia tem como missão problematizar, através da razão, os limites, propósitos e complexidades dos atos humanos. Com a filosofia, respondemos: diante de tudo isso que está ai, para que eu ou minha organização está aqui mesmo?

Problema filosófico: ignorar tais preceitos.

  • Já uma teoria é um mapa de navegação sobre um dado problema, que procura relacionar as forças vivas, suas relações, a partir de diferentes contextos. Com a teoria, respondemos: diante de tudo isso que está ai, como é que as coisas funcionam mesmo?

Problema teórico: ignorar tais preceitos.

  • A metodologia é o detalhamento de uso de um dado mapa de navegação teórico aplicado para um determinado fim. Com a metodologia, respondemos: diante de tudo isso que está ai, o que eu devo fazer mesmo?

Problema metodológico: ignorar tais preceitos.

Uma ação bem sucedida é aquela que de forma consciente, ou não, consegue um alinhamento entre estas três dimensões.

Assim, quando há problemas de execução, deve-se revisar as três dimensões para se constatar em que nível deve-se fazer ajustes para conseguir o alinhamento com os dados colhidos na realidade.

Quanto mais filosófico/teórico for o problema de alinhamento, mais tempo e recursos terão que ser gastos para realizar o diagnóstico, ajuste e reparo na metodologia.

De maneira geral, e ainda mais no fim de uma era cognitiva, há uma decadência cognitiva, uma baixa qualidade das ideias circulantes e percebe-se uma intoxicação metodológica

Por isso, recomenda-se como ações desintoxicantes:

  • – Percepção das três dimensões;
  • – Capacitação;
  • – Desenvolvimento de capacidade de análise para identificar desalinhamentos.

É isso!

Que dizes?

One Response to “As três dimensões do conhecimento humano”

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