Quanto mais filosófico/teórico for o problema de alinhamento, mais tempo e recursos terão que ser gastos para realizar o diagnóstico, ajuste e reparo na metodologia.
Versão 1.1 – 23 de maio de 2012 (texto reescrito e atualizado)
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode distribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.
(Desdobramento das reflexões que comecei aqui.)
Podemos citar três dimensões que facilitam visualizar os diferentes níveis de pensamento: filosofias, as teorias e as metodologias.
(Note que qualquer categorização é artificial, mas ajuda a identificar em que nível está se situando a discussão e seu possível ajuste. Complementaria ainda que há nesse quadro um forte impacto do fator emocional, que nos cega em todas as dimensões, mas isso trato depois.)
- A filosofia tem como missão problematizar, através da razão, os limites, propósitos e complexidades dos atos humanos. Com a filosofia, respondemos: diante de tudo isso que está ai, para que eu ou minha organização está aqui mesmo?
Problema filosófico: ignorar tais preceitos.
- Já uma teoria é um mapa de navegação sobre um dado problema, que procura relacionar as forças vivas, suas relações, a partir de diferentes contextos. Com a teoria, respondemos: diante de tudo isso que está ai, como é que as coisas funcionam mesmo?
Problema teórico: ignorar tais preceitos.
- A metodologia é o detalhamento de uso de um dado mapa de navegação teórico aplicado para um determinado fim. Com a metodologia, respondemos: diante de tudo isso que está ai, o que eu devo fazer mesmo?
Problema metodológico: ignorar tais preceitos.
Uma ação bem sucedida é aquela que de forma consciente, ou não, consegue um alinhamento entre estas três dimensões.
Assim, quando há problemas de execução, deve-se revisar as três dimensões para se constatar em que nível deve-se fazer ajustes para conseguir o alinhamento com os dados colhidos na realidade.
Quanto mais filosófico/teórico for o problema de alinhamento, mais tempo e recursos terão que ser gastos para realizar o diagnóstico, ajuste e reparo na metodologia.
De maneira geral, e ainda mais no fim de uma era cognitiva, há uma decadência cognitiva, uma baixa qualidade das ideias circulantes e percebe-se uma intoxicação metodológica
Por isso, recomenda-se como ações desintoxicantes:
- – Percepção das três dimensões;
- – Capacitação;
- – Desenvolvimento de capacidade de análise para identificar desalinhamentos.
É isso!
Que dizes?
[…] (Ver mais esse tripé filosofia, teoria e metodologia aqui.) […]