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Apropriar-se da cultura digital, é reiverntar a Escola – Léa da Cruz Fagundes – da minha coleção de frases.

Car@s participantes, eis o roteiro do nosso curso.

Começamos no dia 13/09.

(Quem vai coordenar  o primeiro dia é o @Roneyb, que vai apresentar um video e promover uma discussão sobre algumas ideias que tenho desenvolvido.)

Título: Conversão 2.0

Objetivo: Repensar o que realmente é a atual Ruptura Informacional 2.0 e procurar ter  nova visão para atuaar nesse ambiente sem estar imerso na confusão conceitual e no senso comum, criando coletivamente um senso incomum;

Total de aulas: 7;

Habilidade: ao final desse módulo do curso deverá ser capaz de  analisar os problemas de informação,  geração de conhecimento e relacionamento pós-Internet sob  nova ótica, deixando para trás o “senso comum” que há hoje no mercado sobre a Internet, Redes Sociais e outros termos do gênero.

Conteúdo genérico: O que é realidade?  Como defino conceitos?  O que é, afinal, a Internet? Redes Sociais? Estamos entrando em uma nova civilização? Em outra humanidade? O que serão as  organizações 2.0 e como devemos atuar nelas? O que é a Web 2.0? Como posso ter uma melhor ação pessoal na Web 2.0? Cidade 2.0? Escola 2.0? Governo 2.0?

Conceituação do módulo:

O coordenador (incentivador de inteligência coletiva) é apenas um coordenador da colaboração entre participante-participante / participante/coordenador.

Não existe conhecimento pronto, mas só aquele elaborado em conjunto, no qual todos aprendem com a ignorância/experiência/criatividade/conhecimento/luz/sombra/individualidade/criatividade do outro.

O participante não deve vir para “aprender” de forma passiva, mas trazer a sua curiosidade ativa. Tudo que sabe (ou não sabe) ou tem dúvida, interessa,  é fundamental para que o processo de aprendizagem seja proveitoso para todos.

Venha falar e não assistir!!!

Não há transmissão de conhecimento, mas sincronização de vivências, na qual todos saem do encontro em outro patamar, incluindo o coordenador.

Não teremos Power Point – justificativa do professor para eliminar o Power Point:

http://nepo.com.br/2008/11/27/power-point-asa-ou-corrente/

(Considera-se o material didático da sala todo o conteúdo do blog, os filmes  e os posts exclusivos para os participantes. A avaliação final dos participantes do coordenador deve levar isso em conta) 🙂

Apesar de ter vários na sala, não será permitido o uso do computador e nem de celular nesse módulo, o objetivo é o incentivo da troca!

(Quem começar a tremer por falta do Twitter, dou uma colher de chá depois do intervalo de 5 minutos on-line! 😉 )

Veja mais as razões dessa atitude pseudo- radical aqui.

Recomenda-se ter conhecimento o que as outras turmas de pós da Facha já fizeram nos meus módulos:

http://nepo.com.br/tag/facha_nepo/

A nota será finalizada da seguinte forma, no último encontro, com auto-avaliação de cada participante:

Presença em sala de aula – 7  pontos, divididos assim.

1,0 – para cada aula, totalizando 7 pontos;

1,5  –Participação do aluno em sala de aula;

1,5 – Participação do aluno na Internet (**)

(*) o coordenador fará posts a cada aula neste blog e o participante poderá comentar lá. Ou em qualquer espaço que toda a turma e o coordenador do curso possam ter acesso.

(**) a participação dos alunos na Internet só vale até o início da última aula!

Ou seja, tirará 10 o aluno que for a todas as aulas, participar ativamente em sala e na Internet!

Roteiro propositivo, pode mudar, conforme a dinâmica:

  • Aula 1 – O que é realidade?
  • Aula 2 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte I;
  • Aula 3 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte II;
  • Aula 4 – Voltando para ver a história – Filme: Lutero (parte I);
  • Aula 5 – Voltando para ver a história –Filme: Lutero (parte II);
  • Aula 6 – Como deve ser uma Escola 2.0?
  • Aula 7 – auto-avaliação dos alunos e da turma.


Os alunos que faltarem as aulas deverão “pagar” em atividades extras em favor da turma. Este “pagamento por atividade”, que é produção de textos, resumo de aulas, etc… só será contabilizado até o início da última aula, quem faltar a última aula, não terá ponto extra, nem a possibilidade de repor. E quem não “pagar” até lá, também.

Assim, não serão aceitos trabalhos de reposição depois da última aula.

As propostas aqui apresentadas estão abertas para comentários e aprovação da turma até o final da segunda aula, quando assinaremos informalmente nosso acordo de trabalho comum.

É isso, bem-vind@s!

12 Responses to “Aula pós-Facha 1 (Dig7): Roteiro”

  1. Thiago Mouço disse:

    Olá professor,
    Muito interessante a apresentação que você fez sobre o curso e a abordagem que usou para nos orientar quanto a forma como deveremos conduzir nossa linha de pensamento para a construção de conhecimento.
    Inclusive, achei muito interessante a sua representação sobre cognição. Achei uma representação bem simples e direta.
    Confesso apenas que achei estranho quando você informou que não usaríamos “ferramentas” em suas aulas, afinal, é um curso de “digital”. Mas confesso que, apesar de ainda achar um pouco estranha esta idéia, tento enxergar como será a 7ª aula, quando já tivermos muitas discussões, muitos debates e tudo dentro dessa linha de construção de conhecimento na base do “ouvir” e “falar”, como você disse em sala. Acho que o objetivo será alcançando.
    Gostei, inclusive, do post que você fez para justificar essa decisão.
    Vejo inclusive por mim, que não aguentei ficar a aula toda sem mexer no meu celular e tive que usar o foursquare e o twitter.
    Conte-nos depois do RioInfo.
    Abcs.

  2. Carlos Nepomuceno disse:

    Thiago, bem vindo,

    só para te provocar:

    “Confesso apenas que achei estranho quando você informou que não usaríamos “ferramentas” em suas aulas, afinal,”

    Vamos usar as ferramentas da fala e da audição, pois são ferramentas biológicas, as melhores para quando estamos presencialmente juntos.

    Depois que nos separarmos, incorporamos as maravilhas (que são) das outras.

    Nos vemos no dia 13,

    Valeu a visita, interesse, pro-atividade e curiosidade,

    Nepô.

  3. Stéphanie Malulei disse:

    Olá professor,

    O que é realidade?
    Gostei muito quando disse em aula sobre desconstruírmos… acredito que para compreensão de qualquer assunto necessitamos de uma visão mais holística acerca dos fatos. Essa visão holística está diretamente ligada ao apredizado em conjunto daí a importância da troca. A realidade nunca estará “inteira” ou “completa” se não houver esse tipo de consciência e troca de vivências.

  4. Carlos Nepomuceno disse:

    Stépnhanie,

    diria eu, recortando sua frase:

    “A realidade nunca estará “inteira” ou “completa”” (Nunca).

    Veremos + no primeiro encontro, valeu a visita!

  5. Katia Peixoto disse:

    Olá professor,
    Sobre a ideia de construir um senso incomum, espero que até a sétima aula realmente possamos alcançar o nosso objetivo: um entendimento em sala comum ao menos à turma sobre o que é a web 2.0, ainda que ele seja incomum aos demais mortais desse planeta. Ou falaríamos cada um numa língua diferente, vivendo uma Babel, e aí sim estaria explicada a insônia coletiva. Confesso que estou um pouco preocupada, trabalhar encima de concepções tão particulares parece um mergulho num universo altista, anárquico, onde não existe certo ou errado… é isso mesmo?

  6. Carlos Nepomuceno disse:

    Katia, não existe certo ou errado, mas existe o viável.

    Vamos procurar na babel de termos aqueles que se mostram mais viáveis para desenvolver projetos que agreguem valor para as instituições.

    Verás que a ideia do certo e errado mais atrapalha do que ajuda, pelo menos, tentarei me esforçar para que possamos avançar nesse ponto.

    Valeu a visita,

    Nepô.

  7. Olá Nepo, tudo bem?

    Estive na aula inaugural ontem (DIG7) e fiquei pensando sobre o Submarino ser -1.5 (rs).

    Há pouco tempo, comprei na Amazon vários produtos. Quando desconfiei da marca, analisei os comentários, como a maioria deve fazer. Perfeito.

    Na semana passada, andei procurando um Netbook para minha mãe. Analisei comparativos, fui nos sites das grandes marcas. Quando cheguei no site da Dell, na página oficial do Netbook Mini, o único deles, me assustei. Vários comentários contra o produto. Alguns diziam que chegou com defeito, outros diziam que era muito lento. Desisti na hora e fui procurar outras marcas.

    Num primeiro momento achei uma “queimação de filme” estes posts negativos. Mas, pensando bem, eles me ajudaram a não comprar uma “bomba”! Ótimo. A iniciativa de abrir comentários sobre seus produtos é louvável e se tornou fundamental, mas, acho que falta uma monitoração por parte da Dell. No meu ponto de vista, a Dell deveria responder cada post negativo tentando amenizar essa “queimação”. Chegou com defeito? O mínimo que deveriam fazer é pedir desculpas publicamente e resolver de imediato o problema. Se fizerem isso, tenho certeza que o consumidor vai se sentir mais protegido e poderá voltar ao site para elogiar este “zelo” com o cliente.

    Sem querer encontrar justificativa, que é injustificável, mas tentando analisar o lado do Submarino, imagino que a reprovação de comentários que são contra seus produtos seja por alguns dos motivos abaixo:

    1 – Nossa justiça é 1.0. Lembra-se do blogueiro que foi condenado pela justiça por um comentário postado por algum internauta em seu blog contrário à alguma empresa? Pois bem.
    Imagine a seguinte situação: compro um produto da HP, vem com defeito e reclamo pelo sistema de avaliação do produto no site do Submarino. Teoricamente, o problema pode ser da HP, mas será que eles não podem ser processados ou ter algum tipo de retaliação por parte da HP por ter um comentário negativo no seu site?

    2 – Falta de pessoal para monitorar os comentários e relacionamento entre clientes e marcas.

    3 – Preguiça 1.0.

    Bom, é isso.
    Abraços,
    Fabiano Martins.
    http://www.fabianomartins.com.br

  8. Carlos Nepomuceno disse:

    Fabiano, tem muita coisa no seu email de legal, e vamos conversar sobre isso nos encontros.

    Sobre HP e Submarino veja esse meu post, o mais comentado, que tive até hoje:

    http://webinsider.uol.com.br/2007/07/09/hp-nao-da-o-cabo-submarino-nao-da-a-menor-bola/

    Segunda, vou postar + sobre isso, dá uma olhada,

    valeu visita e comentário,

    abraços,

    Nepô.

  9. Veronica Solti disse:

    Recuperando o tempo perdido:
    Napo: Confesso que na sua primeira aula ainda não tinha idéia o que exatamente onde você queria chegar, em tentar conceituar o que é realidade.
    Achei fantástico a proposta didática que você fez com a turma. Fantástico, mesmo!
    Bom, estou tentando recuperar as duas semanas que passei em branco no Blog. Estava finalizando uma divulgação de uns concertos no Museu Villa-Lobos, que quase me enlouqueceu!!!Tudo bem, não justifica ehehhe. De qualquer forma, ando lendo os textos que você nos indicado. Acho que estarei mais presente, pelas próximas semanas.
    Saudações,
    Veronica Solti

  10. Carlos Nepomuceno disse:

    Verônica, se gostou utilize e espalhe!
    Como diz Bill Wilson, fundador do AA, Leve adiante!

    abraços,

    Nepô, valeu a visita!

  11. Carmem de Camargo disse:

    Caro professor,
    O que mais estou apreciando nas suas aulas é o exercício constante de uma habilidade que a gente sempre acha que tem mas que na verdade nem sempre pratica ou se apropria dela. Na onda do bateu- levou, recebeu- postou a gente deixa muito a desejar, deixa de refletir sobre os rumos das palavras que escrevemos e as ações que elas podem gerar no universo. O exercício de começarmos nossos encontros discutindo o que é a realidade e como por meio dessa percepção podemos migrar do senso “comum” para o ” incomum ” e fazer a diferença é excelente!

    Abs,
    Carmem

  12. Carlos Nepomuceno disse:

    Carmem, o mérito não está no professor, mas no método.
    Este pode ser apropriado por todo agente de mudança que quer
    alterar a sociedade. Aproveite para adotá-lo!
    Grato pelo incentivo,
    Nepô.

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