Feed on
Posts
Comments

Todo mundo quer descobrir como enlatar a criatividade, mas ela vem da liberdade e não do controle –  George Buckey, presidente da 3Mda minha coleção de frases.

Meu Deus do céu!

Gestão da inovação???

Isso não existe, nunca existiu e nem vai existir.

Querem resolver o problema da febre, sofisticando o termômetro.

Os conceitos estão enterrados no cemitério São João Batista numa cova funda e anônima!!!

Acho que tá na hora de promover uma zumbilândia de conceitos.

Vamos lá a um jogo simples.

  • Inovação é melhorar processo e produto.
  • Só se melhora processo processos e produtos, melhorando processos e produtos.
  • Só se melhora processo e produto, se melhora a forma da gestão.
  • Quem quer inovar, precisa oxigenar, dar liberdade, descontrolar.
  • Ou seja, gestão da inovação é melhoria ou aprimoramento da criatividade na gestão da empresa.

Como a empresa quer ser moderna, mas não quer mudar, cria um setor de gestão da inovação (ou de conhecimento) para não mudar e jogar fumaça, fingindo que está mudando.

Todo mundo bate palma e sorri.

Todo mundo fica satisfeito.

Faz-se seminários, congressos e a empresa continua lá, paradona!

Melhores práticas disso e daquilo.

É quase igual aquela madame que vai ao psinacalista.

Quando alguém pergunta:

Mas tá melhorando?

Ela responde:

Eu nunca pensei sobre esse ponto de vista.

Fui.

3 Responses to “Não existe gestão da inovação!”

  1. Carlos Nepomuceno disse:

    Bom, na linha desta reflexão sobre inovação, li na Revista Linha Direta, 144, a coluna de Martha Terenzzo: “Em busca do Santo Graal da Inovação”.

    Infelizmente, não tem na rede.

    Destaco:

    Ela defende que uma coisa é defesas isoladas e ideias soltas de que é preciso inovar, de uma verdadeira cultura da inovação.

    O que eu chamo de método, de normas para que a inovação faça parte da gestão da empresa e não como algo isolado, como muitas vezes os projetos de “Gestão da Inovação” acabam no gueto para nada mudar.

    Gosto da frase que ela utiliza do Gary Hamet, que foi para a minha coleção (http://nepo.com.br/frases/):

    “Inovação é um processo estratégico de reinvenção contínua dopróprio negócio e de criação de novos conceitos de negócios”.

    Me identifico também com este trecho:

    “(…) deve-se considerar a percepção de valor que o consumidor tem de determinado serviço ou marca oferecidos. Mas o que se vê na indústria é uma profusão enorme de novidades, sem garantia de agregação para o consumidor final ou para a empresa e seus clientes”.

    Por fim, sobre educação:

    “É necessário que as escolas e universidades auxiliem os alunos a pensar de maneira diferente, levando-os a enxergar os problemas e as oportunidades de forma inovadora e empreendedora”.

    A consultora está no Twitter: http://twitter.com/MarthaTerenzzo9

    Virei fã.

  2. Carlos Nepomuceno disse:

    Um problema de inovação, pode ser visto na análise, feita no Valor, pela Betania Tanure, da visão fechada e nublada dos principais dirigentes:

    A anestesia do crescimento que vivemos hoje no Brasil
    https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/3/19/a-anestesia-do-crescimento-que-vivemos-hoje-no-brasil

Leave a Reply