No mundo conectado, as ideias importam mais do que o que está impresso no cartão de visitas – Camila Fusco – da minha coleção de frases.
Alguns fatos que vou juntando marcam um novo momento no nosso mundo digitalizado e conectado.
Cena 1 – Meus filhos (gêmeos de 12 anos) vão a um show de humor.
E vibram, como se fossem, grandes astros quando vêem seus heróis, só conhecidos, via Youtube.
Cena 2 – Um amigo me conta que foi dar força para a banda de uma sobrinha.
E quase não conseguiu entrar, havia uma legião de fãs na porta. Era uma banda desconhecida para a grande mídia, mas não para a pequena mídia de missa.
Ou seja, estamos acostumados as celebridades nacionais, ou até regionais, mas não as de nicho.
Note que isso até acontecia em cidades pequenas.
Fulano era muito conhecido por ali, mas todo mundo cruzava com ele na rua.
Agora, você tem o distanciamento da mídia tradicional, através dos meios web.
Mas a adesão de nicho.
É algo novo, pois é distante, por estar lá na Web.
E perto, por ser apenas aquelas pessoas entendidas, não necessariamente levando os “idolos da missa” para o grande público.
É aquele cara que pode andar no shopping e ter que sair correndo apenas de uma fã, que o reconhece, todo mundo achando que ela é doida. 😉
Lembra uma cena do filme do Eddie Murphy, “Um Príncipe em Nova York”.
Ele é um príncipe de um país africano, que ninguém conhece nos EUA, mas tem seus súditos, que cruzam com ele em um estádio e o reverenciam na fila para comprar cachorro quente, sem a compreensão de todos os americanos, que não o conhecem da mídia de massa.
É um cara conhecido, até famoso, venerado, mas pelo nicho, do país dele.
É algo estranho, mas marca os tempos atuais.
As celebridades da mídia de missa.
Que fazem sucesso – e muito – apenas num canto específico de determinada cidade, ou em um corte por interesse no país ou no mundo.
Meia dúzia ama de paixão outra meia dúzia, via telas.
E caminham pelo resto do mundo sem alarde.
Tem seus personals fãs especializados.
Acostume-se, você pode ser um deles.
Ou fã, ou celebridade.
Ao mesmo tempo.
Ou em lugares distintos.
Bem vindo à mídia de missa!
É ajoelhar e rezar.