Feed on
Posts
Comments

A Revista Época Negócios, número 29, de julho, destaca 25 empresas mais inovadoras do país.

25empresas

O levantamento é interessante, pois a maioria delas destaca que estão inovando mais, pois mudaram a forma de controle do fluxo de informação.

Ou seja, o controle de cima para baixo, inverte-se com o debaixo para cima, estimulando mais e mais que as ideias circulem!

Algumas já com tecnologias e outras com novas ideologias, concepções.

Ou seja, estimularam que a latência pela participação e o potencial armazenado no coração e cabeça de cada pessoa saia para fora, criando ambientes internos para que as ideias fluam.

Similar ao que falei do projeto Obama, ainda hoje.

Quem está envolvido com projetos de Intranets 2.0, empresas 2.0 deve procurar a revista ou ler na rede.

São modelos a ser perseguidos, tanto em alguns casos com tecnologia;

E em outros ainda, apenas com idelogia.

Quando casar os dois, é bingo!

Ali, está o germe de tudo que se procurar, ambientes de troca de ideias.

Ainda não vi o conceito, nos cases apresentados, salvo engano,  criando também o repositório de documentos 2.o, sujeito a todo tipo de colaboração voluntária ou involuntária.

Mas quem procura Cases, vai achar.

Na área de redes sociais, quem me pareceu mais avançado é o C.E.S.A.R, com um modelo tipo Orkut na Intranet.

Na revista, por fim, há um diálogo da Silvana Aguiar em “Uma forma de competir“, que fala do post “A Inovação começa com uma lágrima“, aqui deste blog.

Foi ela aliás que me chamou à atenção para a revista que comprei, gostei e recomendo.

Pode ser que tenhas dificuldade de achar na banca.

É isso!

4 Responses to “Para inovar, é preciso mudar o modelo de controle da informação”

  1. Amanda Fontes disse:

    Boa Noite Nepo,

    Seguindo suas orientações da aula passada no MBKM (31/07), vim aqui deixar meu comentário. Um pouco atrasada, confesso, mas acredito que não tenha sido um mero acaso. Justamente hoje fui até minha caixinha de correspondências e abri, dei de cara com a última edição da revista Pequenas Empresas & Grandes negócios.

    A matéria de capa COMO GANHAR DINHEIRO COM A REVOLUÇÃO DIGITAL, sem dúvida é o “retrato” das empresas e projetos 2.0, seguindo tendências e ferramentas inovadoras. De fato a grande sacada não é mais ter só um site, a “receita” é aprender a conviver com blogs, Google, Twitters, Skype… e saber conectar essas ferramentas entre si (vide seu blog), sempre da maneira mais adequada a cada empreendimento. Por que não lucrar rapidamente com baixíssimo custo e em alguns casos com custo zero (Twitter, orkut)?

    Logo que bati o olho na revista sua aula me veio em mente, fiquei feliz porém não surpresa, nada mais justo…
    Apoio seus dizeres e me vi ali, consumidora 2.0? Talvez.
    Cada vez mais consumidores pesquisam antes de uma compra. Pesquisas de preço, de tecnologias mais avançadas e principalmente de opiniões e descrições do produto. Seria uma indicação de uma “Mudança de época” com novos padrões? Se é que ainda existem padrões…

    Abraços,
    Amanda Fontes

  2. cnepomuceno disse:

    Amanda, pode ter certeza, existem padrões.

    Novos padrões, pois em eles seria o caos.

    Mas por serem novos são estranhos, ocultos, mexem conosco e parecem sem lógica.

    Colocá-los em uma determinada lógica é a missão de quem se propõe a trabalhar nesse novo ambiente.

    Grato pela visita,

    Nepô.

  3. Daniel Grillo disse:

    Olá Nepo,

    Tenho um post em meu blog com as perguntas utilizadas para a eleição das empresas mais inovadoras que guardei quando respondi para a empresa que eu trabalho, que inclusive está na lista. Segue o link:

    http://www.oengenheiro.com.br/blog/2009/07/as-questoes-utilizadas-para-eleger-as-empresas-mais-inovadoras-do-brasil/

    Abraços

Leave a Reply to Daniel Grillo

WhatsApp chat