Apropriar-se da cultura digital é reiverntar a Escola – Léa da Cruz Fagundes – da minha coleção de frases.
Car@s participantes, eis o roteiro do nosso curso.
Nossas aulas:
Abril: 29
Maio: 06, 08, 13,15, 20,22
Título do módulo: Conversão 2.0
Objetivo: Repensar a atual Ruptura Cognitiva e procurar ter nova visão para atuar nesse ambiente sem estar imerso na confusão conceitual e no senso comum difundido, criando coletivamente um novo senso incomum, que será capaz de dar a cada participante uma visão geral e estratégica, com forte ganho pessoal e profissional para o futuro;
Total de encontros: 7;
Habilidade: ao final desse módulo o alunos deverá ser capaz de analisar os problemas de informação, geração de conhecimento e relacionamento pós-Internet sob nova ótica, deixando para trás o “senso comum” que há hoje no mercado sobre a Internet, Redes Sociais e outros termos do gênero. É um módulo de abertura do curso para abrir cabeças!
Conteúdo genérico: O que é realidade? Como defino conceitos? O que é, afinal, a Internet? Redes Sociais? Estamos entrando em uma nova civilização? Em outra humanidade? O que serão as organizações 2.0 e como devemos atuar nelas? O que é a Web 2.0? Como posso ter uma melhor ação pessoal na Web 2.0? Cidade 2.0? Escola 2.0? Governo 2.0? Existe Marketing Digital? O que muda numa empresa 2.0? Muda o Marketing e a Comunicação ou a Gestão?
Conceituação do módulo: O coordenador (incentivador de inteligência coletiva) é apenas um coordenador da colaboração entre participante-participante / participante/coordenador.
Não existe conhecimento pronto, mas só aquele elaborado em conjunto, no qual todos aprendem com a ignorância/experiência/criatividade/conhecimento/luz/sombra/individualidade/criatividade do outro.
O participante não deve vir para “aprender” de forma passiva, mas trazer a sua curiosidade ativa. Tudo que sabe (ou não sabe) ou tem dúvida, interessa, e é fundamental para que o processo de aprendizagem seja proveitoso para todos.
Venha falar, participar.
Quem assiste é telespectador!!!!
Não há transmissão de conhecimento, mas sincronização de vivências, na qual todos saem do encontro em outro patamar, incluindo o coordenador.
Não teremos Power Point (veja aqui justificativa do professor para eliminar o Power Point)
(Considera-se o material didático da sala todo o conteúdo do blog, os filmes e os posts exclusivos para os participantes. A avaliação final dos participantes deve levar isso em conta) 🙂
Apesar de ter vários na sala, não será permitido o uso do computador nem de celular nesse módulo, o objetivo é o incentivo da troca e do diálogo off-line!
A turma será numa sala sem ele, mas peço para não levarem laptop, deixar o celular desligado, etc…
(Quem começar a tremer por falta do Twitter, dou uma colher de chá depois do intervalo de 5 minutos on-line! 😉 )
Recomenda-se ter conhecimento o que as outras turmas de pós da Facha já fizeram nos meus módulos:
http://nepo.com.br/tag/facha_nepo/
A nota será finalizada da seguinte forma, no último encontro, com auto-avaliação de cada participante:
Presença em sala de aula – 7 pontos, divididos assim.
- 1,0 – para cada aula, totalizando 7 pontos;
- 1,5 –Participação do aluno em sala de aula;
- 1,5 – Participação do aluno na Internet (**)
(*) o coordenador fará posts a cada aula neste blog e o participante poderá comentar lá. Ou em qualquer espaço que toda a turma e o coordenador do curso possam ter acesso.
(**) a participação dos alunos na Internet só vale até o início da última aula!
Ou seja, tirará 10 o aluno que for a todas as aulas, participar ativamente em sala e na Internet!
Roteiro propositivo, pode mudar, conforme a dinâmica:
Encontro 1 – O que é realidade? Internet? Marketing? Conceitos? Existem conceitos fora de nós mesmos?
Encontro 2 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte I;
Encontro 3 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte II;
Encontro 4 – Voltando para ver a história de outra ruptura informacional – Filme: Lutero (parte I);
Encontro 5 – Voltando para ver a história de outra ruptura informacional – Filme: Lutero (parte II);
Encontro 6 – Como deve ser uma (a discutir com a turma) XXXX (Cidade, Escola, Empresa, etc, 2.0?
Encontro 7 – auto-avaliação dos alunos e da turma, últimas questões.
Os alunos que faltarem as aulas deverão “pagar” em atividades extras em favor da turma. Este “pagamento por atividade”, que é produção de textos, resumo de aulas, etc… só será contabilizado até o início da última aula, quem faltar a última aula, não terá ponto extra, nem a possibilidade de repor. E quem não “pagar” até lá, também.
Assim, não serão aceitos trabalhos de reposição depois da última aula.
As propostas aqui apresentadas estão abertas para comentários e aprovação da turma até o final da segunda aula, quando assinaremos informalmente nosso acordo de trabalho comum.
É isso, bem-vind@s!
O primeiro encontro foi ótimo, o comentário que mais se ouviu foi: “puxa Nepô, nunca tinha pensado nisso…” 😉
João, isso é bom…eu tb nunca tinha pensado, até que parei para pensar 😉
Excelente método, Nepô! As aulas já começaram super bem com a definição colaborativa do ‘Marketing Digital’. 🙂
Nicole, achei tb…eu dei um upgrade também, pois é um exercício novo…estamos falando, na verdade, de marketing empresas digitais em rede, apenas isso.
Professor,
gostei muito da primeira aula! Já estou esperando pela aula de hoje a noite! 😀
Ansiosa por segunda, Nepô!
Estou ansiosa para assistir a sua aula! 😀
Que maravilha!! Discutir realidade em um mundo Matrix sera incrivel! Nunca desejei tanto uma segunda!
Me preparando pra aula de amanhã…Quero muito ser PROVOCADA e provocar também!! 😉
Estou ansiosa pela primeira aula!