Feed on
Posts
Comments

Se malandro soubesse como é bom ser honesto; seria honesto só por malandragem – Jorge Ben Jor – da minha coleção de frases.

Estive há pouco no evento da ABA no Rio na ESPM.

ABA RIO – Monitoramento das Redes Sociais
Lá, foram discutidas as Relações com o Consumidor e Comunicação Corporativa.

Do evento o que vi e gostei em resumo:

1- se consolida o mercado de monitoramento de redes sociais, tivemos duas apresentações, (não vi a útima):

Sabrina Brito, Diretora Comercial e Estratégica, e Pablo Canano, Gerente de Projeto, ambos da Simples Agência, pessoal mais novo, micro empresa do Rio.

Óscar Martin, Country Manager da IZO Brasil, empresa internacional;

Os slides foram bons, vou tentar ver se consigo colocar os links aqui depois para o pessoal.

Pós escrito: Já chegou o primeiro link! A apresentação do pessoal da Simples Agência.

2 – Os profissionais da área estão monitorando as redes sociais (do Orkut ao Twitter) e sugerindo ações das empresas para estabelecer diálogos com o consumidor;

A questão que fica: as empresas estão preparadas para ser dinâmicas a esse ponto, é inverter a ordem. O usuário passará a pautar a empresa? Como e de que forma? Isso exige mais do que um SAC dinâmico, ou um Sac social, mas uma nova empresa, baseada no diálogo e não na imposição.

Falou-se disso.

Tem um post que escrevi sobre isso, o usuário forçando a mudança das empresas de fora para dentro: “A Reforma do consumo

3- Falou-se de críticas que têm audiência que ganham status alto e aquelas de baixa densidade, que nem sempre são levadas em conta, ou seja, há critérios para perceber as crises;

4- Óscar Martin mostrou um slide em que acompanha o processo da relação empresa – consumidor, que segue a lógica da relação do consumo: promessa, interações (boas ou ruins), experiência, opiniões, formação da reputação, sendo essa agora medida no mundo web 2.0.

5- um conceito interessante que já está por ali. Se você quer ter uma atuação pró-ativa, seja você o dono, quando possível, da comunidade. O controle é maior.

A Agência Simples mostrou a crise do Nescau 2.0;

A bola fora da Dafra no vídeo do Wagner Moura, que um motoboy de São Paulo esculachou.

E a volta por cima do jogo de golfe, a partir de um bug.

Por fim, apresentaram a campanha bem sucedida do blog do Compra Fácil feitas por eles.

Como sempre, achei que se podia falar em menos tempo e complementar as perguntas, mas vamos em frente.

Fiquei satisfeito de ter ido, aprendi bastante sobre como estão abordando o tema.

Parabéns à ABA!


4 Responses to “Evento no Rio: é hora de monitorar a massa!”

  1. Pablo Canano disse:

    Oi Nepo, que bom que gostou do evento.
    Esta convidado a conhecer a nossa agencia.
    Seu blog é bem interessante, concordo mais com a posição do Levy sobre as novas tecnologias serem agregadores sociais do que com a posição cética de que eles sao ferrametas de dominacao.

    Um grande Abraco

  2. cnepomuceno disse:

    Pablo,

    sim, queria agendar uma ida para trocarmos ideias.

    Pois é o Lévy é show.

    Você pode nos enviar o endereço do SlideShare da apresentação?

    abraços,

    Nepô.

Leave a Reply