Tenho trabalhado nas últimas semanas discutindo a mudança de cultura com a chegada do fenômeno do off-mídia, incluindo blogs, redes sociais, listas, twitter, etc…
No meio das reflexões, almocei com uma amiga que ainda não tem blog. Ela é uma pessoa da área, estuda sobre as redes sociais, mas ainda não tem seu espaço virtual.
“Como posso mantê-lo atualizado?” – questiona ela.
Sim, se estivermos ainda pensando com a “cabeça de HD” realmente manter um blog é algo complicado, pois o que fazemos na nossa vida salvamos, ou auto-publicamos para nós mesmos.
(A chegada do conceito de trabalho nas nuvens, sair da idéia de nossa máquina para um espaço em rede, ainda é nova, mesmo para o pessoal que transita e pesquisa na Web.)
E quando pensamos em um blog teríamos que fazer algo “fora do nosso dia-a-dia”, pois achamos que o que salvamos no nosso HD não interessa para o resto do mundo.
Na verdade, tenho visto que os blogs com trânsito partem do princípio que é preciso questionar a idéia de que nosso espaço de trabalho é um HD e que lá fora na rede, devemos compartilhar “outras coisas”.
Conheci Gaurav Mishra em Nova Yorque. Ele é estudante da Georgetown University e tem um blog e um Twitter bem ativo (até demais para o meu gosto).
Mas veja que o conceito que ele tem do blog é um espaço de trabalho.
Enquanto está fazendo o dever de casa da faculdade, ao invés de manter tudo restrito, compartilha na rede, como fez recentemente com uma apresentação. Ele tem tido muitas visitas, é bem seguido no Twitter e, diria eu, é um seguido já importante, falarei disso em próximo post.
Vamos supor…
Você acaba de fazer uma apresentação. Salva aonde?
Se ficar na sua máquina, ficará longe de uma ferramenta de busca;
Poucos saberão que você trata daquele assunto e qual é o seu ponto de vista.
Não receberá sugestões de como melhorar, de quem fez algo parecido.
Não terá o documento quando quiser sem esforço, a não ser que esteja na frente da sua máquina ou tenha acesso remoto a ela.
Obviamente, que nem tudo que você faz deve ir para a rede, mas quase tudo pode ir, mas nós avaliamos que não devemos compartilhar por não pensarmos sobre o tema com outros olhos.
Isso nos leva a uma discussão sobre filtros e pessoas, seguidos e seguidores, entrocamentos e postos de gasolina sem visitantes, que vou deixar para o próximo post.
[…] blog passa a ser o nosso HD online, um ponto de referência para quem quiser me conhecer, saber o que ando fazendo, o que leio, o que […]
[…] a cultura consolidada de cada um publicando no seu HD, prestando contas para o seu chefe e indo para casa com a sensação do dever […]
[…] colaboração entre pares, chega de publicar no meu HD, é preciso ter ambientes virtuais aonde eu deposito o resultado do meu esforço para que todos […]
[…] (Já falei mais sobre isso aqui.) […]
[…] Lutando contra nossa cabeça de HD. […]
[…] Temos cabeça de HD. […]