O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
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#Tolstói_Benjamin Franklin – dialogando com este autor.
Frases de Divulgação do Artigo:
- A Meta-Existência é a reflexão que fazemos sobre o sentido da vida.
- Inquietos têm uma demanda por um tipo de visão de sucesso e felicidade mais complexos, pois estão o tempo todo precisando promover mudanças.
- Quando começamos a analisar a vida de inovadores que deixaram legados mais consistentes, percebemos uma preocupação maior com a Meta-Existência.
- Num ambiente mais centralizado haverá um desincentivo para um aprofundamento da conversa sobre sucesso e felicidade.
- Sucesso e felicidade são uma dupla de vôlei em que uma levanta e a outra corta e logo depois o que levantou corta e o que cortou, levanta.
- As atitudes que escolhemos na vida são a causa e as sensações de mais ou menos felicidade são a consequência.
- A felicidade não é mais importante do que o sucesso. A felicidade são sensações que temos, a partir da nossa visão de sucesso.
- Me diga como você lida com a sua finitude e te direi que és!
- Por mais que evitemos pensar na morte, ela ronda nossa imaginação e de alguma forma procuramos responder a pergunta: o que faço por aqui enquanto não chegar a minha hora?
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“Enquanto não sei a finalidade, nada posso fazer.” –Tolstói.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Primeiro, que refazer a introdução do livro sobre Inovação Pessoal, que acho pertinente aqui para o diálogo com estes dois inovadores, Tolstói e Franklin.
Resumo feito pelo Tio Bard em um dos tópicos no livro que estamos desenvolvendo: “Felicidade para Inovadores: como ser mais feliz inovando?”:
Tópico: a meta-existência
O sucesso e a felicidade são conceitos complexos que são frequentemente manipulados pelas sociedades para controlar as pessoas.
As sociedades definem o que significa ser bem-sucedido e feliz, e então usam essas definições para influenciar o comportamento das pessoas na tentativa de aumentar o controle sobre elas.
Aumentar a Taxa de Felicidade é uma demanda estrutural do Sapiens. É um tema que – querendo ou não – está na pauta de todos os inovadores que deixaram legado.
Pensar sobre a felicidade é um processo de meta-existência: que é o de refletir sobre a vida. Como se perguntou Leon Tolstói, por exemplo, na sua autobiografia:
Para que devo viver? Para que desejar algo? Para que fazer algo?
O Sapiens, diferente das outras espécies, sabe que vai morrer e acaba se perguntando em alguma medida: qual o sentido da vida e o que posso fazer durante a minha existência?
Assim, o tema da felicidade e sucesso é central e fundamental para que se possa controlar mais ou menos as pessoas.
Numa sociedade ou num momento civilizacional, quando temos:
- Uma tendência à Centralização teremos um incentivo de uma visão de sucesso e felicidade mais exógena do que endógena;
- Uma tendência à Descentralização teremos um incentivo de uma visão de sucesso e felicidade mais endógena do que exógena.
Mais ainda.
Num ambiente mais centralizado haverá um desincentivo para um aprofundamento da conversa sobre sucesso e felicidade.
Porém, podemos constatar que:
Quando começamos a analisar a vida de inovadores que deixaram legados mais consistentes, percebemos uma preocupação maior com a Meta-Existência.
A Meta-Existência é a reflexão que fazemos sobre o sentido da vida.
Resumo feito pelo Tio Bard em alguns dos tópicos no livro que estamos desenvolvendo: “Como ler livros didáticos com maior eficácia?”:
Tópico: aviso prévio para quem for ler o livro “Felicidade para Inovadores”
O texto aborda o desafio de encontrar a felicidade em um mundo que nos impõe padrões e expectativas. O autor argumenta que nossos paradigmas (formas de sentir, pensar e agir) são influenciados pelo mainstream da sociedade, o que pode dificultar mudanças e nos impedir de alcançar a felicidade que realmente queremos.
O texto também identifica alguns mitos sobre felicidade que podem nos atrapalhar, como:
- A felicidade é algo que simplesmente acontece, não precisa ser buscada.
- Pessoas inovadoras não precisam de projetos de felicidade específicos.
- Todos os Sapiens são iguais e não têm traumas.
- Podemos controlar nossos pensamentos e sentimentos simplesmente nos esforçando para isso.
O autor sugere que, para encontrar a felicidade, precisamos questionar nossos paradigmas e os mitos que nos limitam. Também precisamos criar um projeto de felicidade personalizado, que atenda às nossas necessidades e valores individuais.
Tópico: A leitura didática visa melhorar nossa Narrativa Existencial
Narrativa Existencial é uma visão de mundo, ou uma cosmovisão, na qual adotamos e vamos melhorando ao longo da vida. Para fazer melhores escolhas na vida, é importante desenvolver uma Narrativa Existencial.
A leitura de livros didáticos nos ajuda a identificar áreas em que podemos melhorar nossa forma de sentir, pensar e agir. A Narrativa Existencial é um importante fundamento para a tomada de decisões eficazes.
Uma Narrativa Existencial mais sólida contribui para uma vida mais plena e significativa da vida.
Por isso, a importância da leitura bem feita e continuada de livros didáticos.
Tópico: Metodologia Recomendada para Leitura de Livros Didáticos
O autor defende que a leitura de livros didáticos deve ser vista como um diálogo com o autor, onde o leitor é um participante ativo. O leitor deve estar atento aos pontos que chamam a atenção, que podem ser novos, reforçar aspectos já existentes na sua Narrativa Existencial ou ser objeto de crítica.
O autor sugere uma metodologia de leitura de livros didáticos, que consiste nas seguintes fases:
- Escolha do livro: O leitor deve escolher livros que façam sentido para sua Narrativa Existencial e que o motivem a ler.
- Leitura: O leitor deve ler o livro em períodos curtos, de 20 minutos, com intervalos para descanso.
- Marcações: O leitor deve marcar os pontos que chamam a atenção para posterior reflexão.
Outros aspectos importantes na metodologia de leitura de livros didáticos são:
- Seleção dos autores didáticos: O leitor deve escolher autores que tenham uma visão de mundo que faça sentido para sua Narrativa Existencial.
- Síntese do que foi lido: O leitor deve sintetizar o que foi lido para facilitar a compreensão e a reflexão.
- Incorporação do que foi lido na Narrativa Existencial: O leitor deve refletir sobre o que foi lido e decidir o que e como vai incorporar em sua Narrativa Existencial.
O autor também sugere que os autores didáticos podem ser classificados de acordo com as seguintes características:
- A maneira como alteram a Narrativa Existencial do leitor: Os autores podem ser transformadores, reforçadores ou críticos.
- A escolha que fizeram em termos de análise do fenômeno: Os autores podem ser mais padronistas ou mais perceptivistas.
- A cosmovisão de mundo que têm: Os autores podem ter uma cosmovisão mais ou menos centralizadora ou descentralizadora.
O autor defende que a leitura de livros didáticos deve ser um processo ativo e reflexivo, que permita ao leitor construir sua própria Narrativa Existencial.
Passemos ao diálogo com os autores das autobiografias: Tolstói e Franklin.
Uma das recomendações que faço para você é a seguinte: leia autobiografias de pessoas que deixaram legados relevantes.
Mais importante do que aprender com quem quer ensinar, mas deixou pouco é aprender com quem quer ensinar e deixou muito.
Um dos pontos em comum entre Tolstói e Benjamin Franklin é o seguinte: claramente, os dois se preocupavam como levavam suas vidas.
Desenvolveram a Meta-Existência.
Os dois não encaravam a felicidade como chuva, mas como chuveiro, que merecida reflexão e dedicação.
Tolstói foi mais abstrato, refletindo sobre o sentido da vida.
A autobiografia de Tolstói é uma profunda reflexão sobre o sentido da vida.
Ele passou a vida procurando respostas para as perguntas:
- Para que devo viver?
- Para que desejar algo?
- Para que fazer algo?
Tolstói acreditava que a morte é uma parte inevitável da vida, e que é importante enfrentar a finitude com honestidade e coragem.
“Se não gosta da vida, mate-se. E se vive sem conseguir entender o sentido da vida, então dê um basta na vida e não fique para lá e para cá, na vida, falando e escrevendo que não compreende a vida.”
Tolstói também acreditava que a felicidade é encontrada quando vivemos uma vida significativa. Ele escreveu:
“Minha única fé verdadeira foi a fé no autoaperfeiçoamento.” // “A missão do homem na vida é salvar sua alma.”
Tolstói entendia a alma como a missão do homem na vida. Ele acreditava que cada um de nós tem um propósito único e que devemos seguir nosso coração para descobrir esse propósito. Ele escreveu:
“Ao avaliar o que é bom e necessário, não sigo o que as pessoas dizem e fazem, nem o progresso, mas meu coração.”
Tolstói também acreditava que é importante ter um objetivo claro na vida. Ele escreveu:
“Enquanto não sei a finalidade, nada posso fazer.”
O Sapiens é a única espécie viva que tem consciência da morte. Passarinhos cantam e voam, mas não sabem que vão morrer, nós sabemos.
Por mais que evitemos pensar na morte, ela ronda nossa imaginação e de alguma forma procuramos responder a pergunta: o que faço por aqui enquanto não chegar a minha hora?
É impossível pensar em felicidade e sucesso se não colocarmos a morte no horizonte e nos referenciarmos a partir dela.
Todas as estratégias de vida, de alguma forma, procuram entender a finitude e sugerir formas mais saudáveis de lidar com ela.
Me diga como você lida com a sua finitude e te direi que és!
Tolstói resolveu os seus dilemas abraçando um tipo de religião meio própria, numa mistura de encontro de Deus e auto aperfeiçoamento.
Uma frase que gostei que não se enquadra no tema felicidade, mostrando nossas contradições:
“Como qualquer louco, apenas chamava todos os outros de loucos, menos a mim mesmo.”
Na sua autobiografia de Benjamin Franklin, entretanto, é mais pragmático, algo tipicamente americano.
Benjamin Franklin valorizava, entre outras, a honestidade, a frugalidade e a diligência. Ele acreditava que essas virtudes eram essenciais para o sucesso na vida.
Ele defende claramente a honestidade como uma virtude essencial para o sucesso na vida.
“Nada podia ser útil sem ser honesto.”
Franklin acreditava que a honestidade era importante porque era a base da confiança e que as pessoas só poderiam ser bem-sucedidas na vida se fossem confiáveis.
Franklin escolheu 13 virtudes e desenvolveu um método para que elas fossem colocadas na sua vida. São elas:
- TEMPERANÇA Não comas até o entorpecimento; não bebas até a exaltação;
- SILÊNCIO Não fales senão o que possa beneficiar aos outros ou a ti ; evita conversa frívola .
- ORDEM Que todas as tuas coisas tenham seus lugares ; que cada parte de tua atividade tenha seu tempo;
- RESOLUÇÃO Resolve realizar o que deves ; realiza sem faltar com o que resolveste;
- FRUGALIDADE Não faças despesa alguma a não ser para o bem de outros ou de ti ; isto é , não desperdices coisa alguma;
- DILIGÊNCIA Não percas tempo ; emprega – o sempre em algo útil ; suprima todas as ações desnecessárias.
- SINCERIDADE Não uses ardis lesivos ; pensa com inocência e justiça , e , se falares fala do mesmo;
- JUSTIÇA Não prejudiques ninguém fazendo o mal ou omitindo os benefícios que são de teu dever;
- MODERAÇÃO Evita os extremos ; não te ofendas com injúrias mesmo quando pensas que as mereces;
- LIMPEZA Não toleres falta de limpeza no corpo , nas roupas ou na habitação;
- TRANQUILIDADE Não te deixes perturbar por ninharias ou por acidentes comuns ou inevitáveis;
- CASTIDADE Usa raramente dos prazeres carnais , apenas por motivo de saúde ou reprodução , nunca até o entorpecimento , à fraqueza ou em prejuízo da tua própria paz ou reputação de outrem;
- HUMILDADE Imita Jesus e Sócrates .
Frases em destaque que não são necessariamente relacionadas ao tema da Felicidade:
“A maioria das pessoas não gosta da vaidade nos outros, por mais vaidade que elas próprias tenham.”
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).
Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ
Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:
a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com
b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com
Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.
Forte abraço,
Nepô.
Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
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