Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A Sabedoria está justamente na capacidade que temos de aumentar nossa capacidade de reflexão sobre este enorme aparato que temos dentro das nossas mentes.
  2. Não mandamos na nossa mente como gostaríamos e, por causa disso, precisamos não controlá-la, como muita gente sugere, mas nos relacionar com ela.
  3. Estes “agentes automáticos indesejados” dentro de nós precisam ser conhecidos, analisados, administrados para que não decidam por nós.
  4. Quando você gerencia bem a sua mente, passa a ter uma vida mais tranquila, mais criativa, mais motivada e vice-versa.
  5. Um dos principais trabalhos de melhoria da nossa qualidade de vida, está justamente na descoberta dos nossos Gatilhos Traumáticos para que eles possam ser melhor administrados.
  6. Quando eu fico, por exemplo, chateado ou emburrado com algo que me foi dito, sem que eu possa conversar melhor sobre isso, é uma Camada menos Consciente interferindo na minha vida.
  7. Todos os nossos traumas, que geram gatilhos automáticos, estão nas Camadas Menos Conscientes e precisam ser analisadas e administradas melhor, se quisermos não repetir determinadas atitudes indesejadas.
  8. O Sapiens precisa se ver como um administrador de uma “equipe”, que está dentro de nós e que tem uma certa autonomia em relação as nossas vontades.

Vamos ao Artigo:

“Imaginação é como um músculo: pode ser fortalecida com o uso.” Napoleon Hill.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Temos duas grandes áreas na Filosofia:

  • A Filosofia Organizacional ou coletiva – sugestões de Sabedorias Mais Fortes para todo o tipo de atividades grupais ou coletivas, tais como na política ou dentro de organizações;
  • A Filosofia Pessoal ou individual – sugestões de Sabedorias Mais Fortes para cada indivíduo, com diversas áreas específicas.

Na Filosofia Pessoal, temos duas divisões:

  • A Filosofia Pessoal Essencial ou Primária – questões estruturais da essência do Sapiens, que definem o ponto de partida de qualquer sugestão de sabedoria;
  • As Filosofias Pessoais Específicas ou Secundárias – sugestões específicas de Sabedoria em diversas escolhas obrigatórias que fazemos, tal como na nossa relação com a finitude, trabalho, relações, conhecimento, etc.

Dentro da Filosofia Pessoal Essencial ou Primária precisamos compreender o Sapiens de forma diferente do mainstream, pois existem dois erros fundamentais quando pensamos na nossa essência:

  • Achamos que somos e não estamos;
  • Achamos que somos únicos e não uma equipe interna (ou Exógena) a ser gerenciada.

Vamos ao primeiro ponto que questiona uma visão do Sapiens Mais Estática e sugere uma Mais Mutante.

O Sapiens precisa se ver como um processo em movimento, que se relaciona com uma série de fatores internos e externos:

  • O momento de vida;
  • O ambiente que estamos, que inclui o local, pessoas, situações, rotinas, paradigmas;
  • A nossa capacidade de refletir e modificar o que está dentro de nós e a nossa volta.

Vamos ao segundo ponto que questiona uma visão do Sapiens como um ser único e sugere uma Sapiens com diversos “eus” dentro dele.

O Sapiens precisa se ver como um administrador de uma “equipe”, que está dentro de nós e que tem uma certa autonomia em relação às nossas vontades.

Temos algumas Camadas da Mente que agem nas nossas vidas de forma mais ou menos consciente:

  • As Camadas Mais Inconscientes – que operam enquanto dormimos, que produzem os sonhos, por exemplo;
  • As Camadas Mais Subconscientes – que fazem coisas inesperadas, sem que tenhamos tanta consciência, como derrubar coisas no chão ou ter atitudes que nos arrependemos;
  • As Camadas Mais Conscientes – que tomamos decisões de forma menos emocional.

Todos os nossos traumas, que geram gatilhos automáticos, estão nas Camadas Menos Conscientes e precisam ser analisadas e administradas melhor, se quisermos não repetir determinadas atitudes indesejadas.

Quando eu fico, por exemplo, chateado ou emburrado com algo que me foi dito, sem que eu possa conversar melhor sobre isso, é uma Camada menos Consciente interferindo na minha vida.

Um dos principais trabalhos de melhoria da nossa qualidade de vida, está justamente na descoberta dos nossos Gatilhos Traumáticos para que eles possam ser melhor administrados.

O alargamento da Camada Mais Consciente da Mente, através de um trabalho constante de análise e modificação de nossas ações mais automáticas indesejadas é algo fundamental para uma vida melhor.

Estes “agentes automáticos indesejados” dentro de nós precisam ser conhecidos, analisados, administrados para que não decidam por nós.

Dentro de nós temos, além disso, Ferramentas da Mente para que possamos ter vidas melhores.

Ferramentas da Mente são áreas específicas, que precisam também ser identificadas, elogiadas, como se fossem “cachorrinhos” para que possam trabalhar cada vez melhor.

Consigo identificar, até o momento, as seguintes Ferramentas da Mente:

  • A Criadora – o personagem principal, que é capaz de criar coisas;
  • A Organizadora – que procura arrumar a vida para que o criador possa operar;
  • A Lembradora – que, de quando em quando, é usado para lembrar de coisas mais conjunturais;
  • A Memorizadora – que, de quando em quando, é usada para lembrar de coisas mais estruturais.

Uma Mente Mais Consciente, assim, gerencia não só as Camadas Mais Inconscientes da Mente, mas também aprende a usar as Ferramentas da Mente disponíveis para viver melhor.

A Sabedoria está justamente na capacidade que temos de aumentar nossa capacidade de reflexão sobre este enorme aparato que temos dentro das nossas mentes.

O Sapiens é, portanto, um gerenciador da sua própria mente, formada por Camadas e Ferramentas, que têm uma certa autonomia.

Não mandamos na nossa mente como gostaríamos e, por causa disso, precisamos não controlá-la, como muita gente sugere, mas nos relacionar com ela.

Uma Mente Mais Consciente – que consegue gerenciar nossa mente com mais sabedoria – passa a poder ter respostas melhores para as nossas relações com:

  • As Atividades Profissionais;
  • As Relações com Pessoas (das mais íntimas às mais distantes);
  • A Saúde Física e Mental;
  • O Ambiente que vivemos;
  • O Conhecimento que temos e adquirimos;
  • As Constantes Mudanças;
  • As Atividades de Lazer;
  • Com a nossa finitude e daqueles que nos cercam.

Quando você gerencia bem a sua mente, passa a ter uma vida mais tranquila, mais criativa, mais motivada e vice-versa.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Paga R$ 100,00, se quiser ficar paga apenas mais R$ 300,00 e fica até o final de junho. Vai ter acesso ao novo livro em produção “Ciência da Inovação”. Me zapeia: 21-99608-6422

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

Leave a Reply