A grande demanda de toda Revolução Midiática é o empoderamento das pessoas para ajudar o todo a lidar melhor com o aumento da Complexidade Demográfica.
Isso significa que cada organização sairá de movimento de Liderança Fazedora, coordenadora, para o de Incentivadora, Mobilizadora.
Mais.
Como a cooperação cada vez maior entre as pessoas, não importa a distância, falando de ambientes cada vez mais inovadores.
Assim, a Liderança Digital é alguém preocupado com o ECOSSISTEMA INOVADOR para que ele seja o mais produtivo possível.
A Liderança Digital deve estar preocupada (e se capacitar para isso) de quais são os principais entraves que impedem o aumento da taxa de inovação no ecossistema, do qual é responsável.
Deve ser perguntar: quais sãos os entraves que eu posso ajudar a destravar nos campos cultural, legal, financeiro, tecnológico, de formação, de articulação para que a taxa de inovação cresça no ecosistema inovador?
Nosso problema é que quando se pensa liderança, imagina-se alguém que sabe o caminho, que coordena atividades e não alguém, que vai ajudar pessoas a traçar seu próprio caminho inovador.
Estamos falando muito mais de Curadoria do que de Gestão!
Obviamente, que a Liderança Digital não se encaixa na Gestão – atual modelos administrativo – que exige que alguém dê ordens e se responsabilize por elas.
Uma Liderança Digital tenderá a operar muito mais em Ubers e menos em Cooperativas de Táxis. É alguém que vai cuidar da Plataforma e não das pessoas que nela operam.
É muito mais Youtube do que TV Globo ou Netflix, que controlam o conteúdo.
E num futuro próximo será muito mais Blockchain do que Ubers.
É hora de deixar fazer.
É isso que dizes?
Quer ser bimodal? Mande-me um zap!
Quer fazer o Curso Bimodal, saiba aqui os detalhes.
Veja os depoimentos dos meus querid@s alun@s: