Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto aborda a importância de se relacionar com pessoas saudáveis e se afastar das tóxicas. O autor também discute os diferentes tipos de pedidos de desculpa e perdão.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Pessoas tóxicas são aquelas que nos causam no longo prazo sensações negativas e as saudáveis são as que nos causam sensações positivas.
  2. Desculpar é a tentativa de se livrar da culpa: des (tirar) a culpa.
  3. O pedido de desculpa, assim, é necessário quando se causa uma sensação negativa em outro alguém, que você se arrepende de alguma forma.
  4. É preciso quando é a nossa vez de pedir desculpas se estamos realizando o pacote completo: pedido seguido de autocrítica e mais mudança de atitude.
  5. É na forma do pedido de desculpas que podemos analisar o perfil de alguém e saber se aquele tipo de atitude vai, ou não, se repetir.
  6. Se uma pessoa pede desculpas, mas não revê os paradigmas que deram origem ao problema, a tendência é de que ele se repita.
  7. A desculpa é a moeda que pretende comprar perdão!
  8. Relacionismo – se relacione e se aproxime de pessoas que te fazem bem e se afaste daqueles que te fazem mal.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Um pedido de desculpas verdadeiro é acompanhado por uma mudança de comportamento.” – Stephen Covey.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Dentro da Metodologia Geral do Projeto Bimodal de Felicidade temos um item nas atitudes a serem adotadas que é o Relacionismo.

Relacionismo – se relacione e se aproxime de pessoas que te fazem bem e se afaste daqueles que te fazem mal;

Nele, com o tempo, vamos aprendendo a nos aproximar de pessoas mais saudáveis e nos afastar das tóxicas.

Pessoas tóxicas são aquelas que nos causam no longo prazo sensações negativas e as saudáveis são as que nos causam sensações positivas.

Obviamente, que qualquer pessoa pode vacilar e causar uma sensação negativa e, ao perceber, a pisada de bola, pedir desculpas.

Segundo o Tio Bard:

Desculpa é um substantivo feminino que significa um pedido de perdão por uma ação que causou mal ou constrangimento a outra pessoa. É uma expressão de arrependimento ou remorso por uma atitude errada.

Note que na etimologia temos:

“Deculpa – Essa palavra foi feita no Português mesmo, de “des-“, com sentido de afastamento, de negação, mais “culpa”, do Latim CULPA, “erro, delito”.”

Desculpar é a tentativa de se livrar da culpa: des (tirar) a culpa.

O pedido de desculpas, assim, é necessário quando se causa uma sensação negativa em outro alguém, que você se arrepende de alguma forma.

Porém, acredito que existem três tipos de pedidos de desculpa:

  • A desculpa sem autocrítica – que a pessoa apenas, de maneira não reflexiva, pronuncia a palavra, mas não repensa a origem dos paradigmas que geraram o ato causador;
  • A desculpa com autocrítica – que a pessoa repensa os paradigmas que geraram o ato causador e diz que pretende mudar, mas não consegue promover a mudança, com tendência a repetir o mesmo ato;
  • A desculpa com autocrítica e mudança de atitude – a desculpa mais completa na qual a pessoa revê o ato e consegue mudar a forma de sentir, pensar e agir, passando a ter uma outra atitude.

É preciso quando é a nossa vez de pedir desculpas se estamos realizando o pacote completo: pedido seguido de autocrítica e mais mudança de atitude.

É preciso também quando alguém nos pede desculpas observar se a pessoa vem com o pacote completo, pedido mais autocrítica e mais mudança de atitude.

É na forma do pedido de desculpas que podemos analisar o perfil de alguém e saber se aquele tipo de atitude vai, ou não, se repetir.

Se uma pessoa pede desculpas, mas não revê os paradigmas que deram origem ao problema, a tendência é de que ele se repita.

Neste momento, entramos na fase do perdão.

Quando alguém se desculpa, no fundo, o que se está pedindo é o perdão.

A desculpa é a moeda que pretende comprar perdão!

Segundo o Tio Bard:

Perdão é um substantivo masculino que significa a ação de perdoar. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa, ou por si próprio.

Temos três tipos de perdão, todos sem a intenção de retaliação:

  • O Perdão com afastamento total – se percebe que a outra pessoa pode vir a repetir a mesma atitude, a sensação gerada é muito negativa e é preciso nos afastar dela;
  • O Perdão com afastamento parcial – se percebe que a outra pessoa pode vir a repetir a mesma atitude, a sensação não é tão negativa, mas se reduz a intimidade;
  • O Perdão sem afastamento – se percebe que a outra pessoa NÃO vai repetir a mesma atitude e mantemos a relação no mesmo patamar ou mesmo, depois da conversa, até ocorre uma aproximação maior.

O perdão com afastamento total pode não gerar nenhum tipo de retaliação, mais isso não significa que não haja uma disseminação do problema para outros para evitar que a pessoa faça mal para nossos conhecidos.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na nova imersão. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply