O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/jsHOU
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
- Carlos Nepomuceno propõe uma nova abordagem para entender a inovação, baseada em três camadas (civilizacional, grupal e pessoal) e três áreas progressivas (mainstream, experimentação e atração).
- Nepomuceno acredita que o Sapiens 2.0 precisa se adaptar a um mundo mais descentralizado e inovador, e propõe um conjunto de métodos e ferramentas para ajudar as pessoas a serem mais inovadoras.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Todas as espécies vivas precisam inovar.
- Inovações quando criadas geram Zonas de Experimentação, que podem se expandir, ou não para as Zonas de Atração.
- Quanto mais uma inovação nos ajuda a viver melhor, mais ela tem chance de prosperar e vice-versa.
- Inovar, assim, não é uma opção de nenhum ser vivo, incluindo o Sapiens, mas uma OBRIGAÇÃO!
- Outro ponto é que há uma certa ilusão de que inovação é algo recente e que nunca existiu no passado – o que é falso!
- Inovações Civilizacionais influenciam grupos, que é composto por pessoas e se não articularmos as diferentes camadas, podemos não ter resultados mais adequados.
- Note que não é possível operar com o fenômeno da inovação sem que tenhamos uma articulação entre estas três camadas inovadoras (pessoal, grupal e civilizacional).
- A Inovação Reflexiva Progressiva, portanto, é uma ferramenta vital e obrigatória para que o Sapiens possa sobreviver no planeta.
- As demais espécies praticam, ao longo da sua história, uma espécie de Inovação Instintiva e o Sapiens a Inovação Reflexiva.
- Outro ponto a ser questionado da visão mainstream da inovação é uma certa ilusão de que inovação é algo recente e que nunca existiu no passado – o que é falso!
- De maneira geral, a abordagem mainstream não enxerga as três camadas da inovação e não cria a necessária sinergia entre elas.
- A ciência não cria verdades, mas melhores verdades progressivas para que possamos tomar decisões melhores.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“A inovação é a mãe do progresso.” – Joseph Schumpeter.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo de algumas partes do livro feito pelo Tio Bard:
No texto, Carlos Nepomuceno relata o início de seu segundo grande desafio intelectual, que é o de ajudar o Sapiens 2.0 a entender o desafio que tem pela frente em um mundo muito mais inovador e descentralizado.
O autor explica que seu primeiro grande desafio intelectual foi o de entender o Mundo Digital, o que resultou na publicação de quatro livros sobre o tema. Nesse processo, Nepomuceno desenvolveu uma metodologia de estudo de fenômenos baseada em padrões, não em percepções.
Para o seu segundo desafio intelectual, Nepomuceno está utilizando a mesma metodologia, mas com foco na inovação. O livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?” está sendo escrito com base em quatro camadas:
- Essenciologia: O que é a inovação?
- Padrões: Quais são os padrões que regem a inovação?
- Contexto atual: Como entender a inovação, principalmente a pessoal, diante do mundo digital mais descentralizado e inovador?
- Métodos para promover a migração do Sapiens 1.0 para o 2.0: Quais são as melhores metodologias para ajudar o Sapiens 2.0 a lidar com o novo mundo?
O autor conclui a introdução do livro afirmando que o livro “Sapiens 2.0” se propõe a ser um guia para ajudar o Sapiens 2.0 a lidar com o novo mundo.
Introdução ao Capítulo II – Essenciologia: O que é o que não é Inovação?
O texto de Carlos Nepomuceno apresenta uma definição de inovação que vai além da visão mainstream.
Para Nepomuceno, a inovação é um fenômeno complexo que ocorre em três camadas:
- Civilizacional: inovações que influenciam diretamente ou indiretamente todas as regiões do planeta, no curto, médio e longo prazo.
- Grupal: inovações feitas por mais de duas pessoas, como em uma organização, cidade, região ou país.
- Pessoal: inovações por uma pessoa individualmente.
Essas três camadas estão interconectadas e a inovação em uma camada pode influenciar as outras. Por exemplo, uma inovação civilizacional, como a internet, pode gerar inovações grupais, como novas formas de trabalho, e pessoais, como novos hábitos de consumo.
Nepomuceno também argumenta que a inovação não é algo exclusivo do Sapiens, mas que todas as espécies vivas inovam de alguma forma. No entanto, o Sapiens é o único ser vivo que pratica a Inovação Reflexiva, que é baseada na reflexão e na criatividade.
As inovações criadas pelo Sapiens passam por três áreas progressivas:
- Zona Mainstream: aquilo que se tornou natural e invisível e aceito pela maioria.
- Zona de Experimentação: novas propostas inovadoras para modificar o que existe que passam a ser experimentadas por alguns.
- Zona de Atração: quando determinadas Inovações geram um upgrade considerado positivo pela maioria de nós e passam a ser mais valorizadas, adotadas e se expandir cada vez mais.
As inovações que caem no gosto das pessoas são incorporadas e se tornam invisíveis com o tempo, tornando a Zona do Mainstream.
A abordagem bimodal de inovação proposta por Nepomuceno é diferente da abordagem mainstream em vários aspectos, incluindo:
- Consciência de que estamos vivendo a maior revolução civilizacional da história do Sapiens.
- Enquadramento da inovação em três camadas.
- Comparação da inovação do Sapiens com a inovação das outras espécies.
- Detalhamento das três áreas progressivas da inovação (mainstream, experimentação e atração).
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Se quiser pegar a parte final da décima imersão, aproveite a promoção: R$ 300,00 no pix.
https://a.co/d/3r3rGJ0
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.