O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://bit.ly/3O5FFaD
Síntese do Artigo:
Frases de Divulgação do Artigo:
- O foco central da Ciência Social sempre deveria ter sido o aumento da Taxa de Felicidade do Sapiens.
- A cada Renascença Civilizacional, que tem como demanda aumentar a originalização da espécie, temos o retorno, de forma exponencial, do tema felicidade.
- A cada Revolução Midiática, há um estímulo para que o Sapiens se torne mais original, criando uma sociedade com mais diversidade do que a anterior.
- Os novos Paradigmas criados nas Renascenças Civilizacionais têm a função de permitir formas de sentir, pensar e agir mais descentralizadas.
- A cada nova Revolução Midiática, promovemos uma Renascença Civilizacional, quando praticamente todos os antigos Paradigmas são revisados.
- Gradualmente, ao longo da história, o Sapiens vai precisando pensar de forma mais objetiva para enfrentar os desafios de uma complexidade demográfica maior.
- A Filosofia, na nossa interpretação, vista do ponto de vista da Ciência Social 2.0, sempre foi o Amor à Reflexão mais baseada em Padrões do que em Percepções.
- A Internet é uma anomalia dentro da Ciência Social 1.0, pois as mídias ainda não são consideradas um “gatilho” para modificações de Eras Civilizacionais.
- A Internet não estava prevista nas projeções da Ciência Social 1.0. É um “boi inesperado no trilho”.
- A história da ciência mostra que só conseguimos projetar fenômenos se conseguimos identificar Padrões Históricos.
- De maneira geral, se procura entender o Digital com percepções e sensações e não com padrões mais científicos.
Vamos ao Artigo:
“As pessoas têm convicção de que só funciona aquilo que elas já conhecem.” – João Appolinário.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
De maneira geral, se procura entender o Digital com percepções e sensações e não com padrões mais científicos.
A história da ciência mostra que só conseguimos projetar fenômenos se conseguimos identificar Padrões Históricos.
Fato é que:
A Internet não estava prevista nas projeções da Ciência Social 1.0. É um “boi inesperado no trilho”.
A Internet é uma anomalia dentro da Ciência Social 1.0, pois as mídias ainda não são consideradas um “gatilho” para modificações de Eras Civilizacionais.
A Ciência Social 1.0 que é pré-Marshall McLuhan (1911-80), não consegue compreender o atual momento e projetar o futuro adequadamente por falta de padrões adequados.
É preciso rever as bases de como pensamos o Motor da História da sociedade para entender o digital.
Quando lemos livros sobre o Digital verificamos o uso do método indutivo, quando precisamos usar o dedutivo.
Vejamos a diferença entre os Métodos Indutivo e Dedutivo:
- O Método Indutivo é melhor usado quando os Paradigmas são válidos e precisamos apenas coletar melhor os dados;
- O Método Dedutivo é melhor usado quando os Paradigmas NÃO são mais válidos e precisamos revê-los, para só então, com um novo olhar, voltar a coletar melhor os dados.
A Ciência Social 2.0, assim, traz para a sociedade um novo Motor da História capaz de entender as atuais mudanças e projetá-las para o futuro, que se baseia no seguinte:
- O Sapiens é uma Tecnoespécie;
- As mídias abrem a possibilidade de criarmos novas civilizações;
- Novas civilizações criam Modelos de Cooperação cada vez mais participativos para que possamos viver melhor;
- A Descentralização Progressiva é a Macro-tendência geral do Sapiens ao longo da Macro História.
Mais ainda.
A Ciência Social 2.0, além de trazer um novo Motor da História, incorpora dentro do seu escopo a demanda humana por felicidade.
Até então, a questão da felicidade, do ponto de vista científico, estava sendo abordada, de forma inadequada, pela Filosofia.
A Filosofia, na nossa interpretação, vista do ponto de vista da Ciência Social 2.0, sempre foi o Amor à Reflexão mais baseada em Padrões do que em Percepções.
Gradualmente, ao longo da história, o Sapiens vai precisando pensar de forma mais objetiva para enfrentar os desafios de uma complexidade demográfica maior.
A cada nova Revolução Midiática, promovemos uma Renascença Civilizacional, quando praticamente todos os antigos Paradigmas são revisados.
Os novos Paradigmas criados nas Renascenças Civilizacionais têm a função de permitir formas de sentir, pensar e agir mais descentralizadas.
A cada Revolução Midiática, há um estímulo para que o Sapiens se torne mais original, criando uma sociedade com mais diversidade do que a anterior.
A cada Renascença Civilizacional, que tem como demanda aumentar a originalização da espécie, temos o retorno, de forma exponencial, do tema felicidade.
A felicidade é o objetivo central de todos os Sapiens e precisamos ter bases científicas que nos ajude nessa direção.
Na verdade:
O foco central da Ciência Social sempre deveria ter sido o aumento da Taxa de Felicidade do Sapiens.
Quando procuramos responder, a pergunta, raiz e inicial da Ciência Social 2.0, “Quem é o Sapiens?” temos, até o momento, algumas concepções estruturais, que apontam que o Sapiens é:
- Ser Tecno – depende das tecnologias para resolver os seus problemas sempre de complexidade progressiva;
- Ser Criativo – depende da sua capacidade de criar para também resolver os seus problemas sempre de complexidade progressiva;
- Ser Optante – que precisa sempre escolher diante de diversas alternativas, aquelas que o ajudarão a viver melhor;
- Ser Finito – o único ser vivo do planeta que tem consciência da sua finitude;
- Ser Aprendiz – o Sapiens precisa ser formatado para criar uma Mente Primária e se utiliza de uma Mente Secundária, ao longo da vida, para revisar a Mente Primária, num processo progressivo de aprendizado;
- Ser Múltiplo – com diferentes “cachorrinhos internos dentro de nós”, que precisam ser conhecidos e bem atendidos para que possamos nos sentir bem;
- Ser Original – somos a espécie mais diversificada do planeta com cada Sapiens com o potencial de ser bem diferente dos demais e isso é um processo difícil e doloroso;
- Ser Feliz – o principal objetivo na vida de cada pessoa é viver amanhã melhor do que hoje, procurando sempre uma relação mais adequada entre motivação e tranquilidade, a partir do perfil de cada um.
Tais concepções sobre o Sapiens são pré-condição que nos levam a poder operar melhor nas nossas diferentes atividades, que são:
- Saúde (física e mental);
- Carreira;
- Grana;
- Relações de todos os tipos;
- Moradia (casa e ambiente em que se vive);
- Lazer (atividades artísticas e esportivas).
Analisemos agora os Doze Mandamentos feitos por mim no passado sob o olhar da visão da Felicidade da Ciência Social 2.0:
Ser Aprendiz:
Cuidado ao escolher onde colocar as tuas certezas!
Ser Original:
Talentos não são fixos, mas progressivos!
Tua felicidade deve vir de dentro em um processo de aprendizado progressivo!
Ser Optante:
A reação é sempre tua!
Viver é escolher!
Ser Aprendiz:
Reflita sobre seus pensamentos, emoções e ações!
Errar faz parte!
Ser Original:
Amadurecer é se responsabilizar!
Sentir dor faz parte da jornada!
Sem disciplina, não se chega a lugar algum!
Não culpe ninguém pelos seus problemas!
Ser Finito:
Faça da morte teu norte!
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
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